Projeto apoiado pela Fapes sobre sustentabilidade conquista premiação internacional
Alunas do 6° ano do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Belmiro Teixeira Pimenta, localizada no bairro Eurico Salles, na Serra, conquistaram premiação na feira IDEA 2023 – Novidade e Inovação. A equipe ficou em 1º lugar na categoria juvenil com o trabalho intitulado “Caranguejo: Engenheiro da Lama”. A feira aconteceu entre os dias 23, 24 e 25 de junho, em Hódmezővásárhely, na Hungria.
O trabalho das alunas surgiu no projeto “EcoArte: Ecologia, Arte e Robótica Como Solução Criativa para a Sustentabilidade”, desenvolvido pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), trabalhando a biologia junto da arte e a tecnologia. O projeto é apoiado financeiramente pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio do Edital 22/2022 – Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PICJr).
Com objetivo de conscientizar a população sobre como o descarte de lixo em ambientes marinhos são prejudiciais aos seres vivos daquele ecossistema, as alunas do 6° ano do Ensino Fundamental II juntaram arte e biologia por meio da exposição de telas, retratando os impactos causados pela poluição nos mangues com o uso de tintas naturais. A exposição foi inscrita no Prêmio IDEA 2023 e conquistou o 1º lugar da categoria juvenil.
Emilly Alencar, de 12 anos, que faz parte da equipe premiada, destacou a relevância do projeto no aprendizado dela. “Gosto de participar da equipe e acho muito importante o projeto EcoArte. Consegui desenvolver várias técnicas de desenho e arte, além de trabalhar e aprender sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Agora, também tenho ensinado as pessoas tudo que venho aprendendo”, contou a aluna.
A coordenação do EcoArte é realizada pela pesquisadora da Ufes, Viviana Borges Corte, que ressaltou a importância da iniciativa. “O edital possibilita a descoberta de grandes talentos escondidos. Temos alunos brilhantes à espera de oportunidades que possam potencializar o desenvolvimento deles. São estudantes carentes e, muitas vezes, em situação de vulnerabilidade social. Ter a bolsa do PICJr é um estímulo para o engajamento nos estudos, pois propicia a aproximação com os professores e com o ambiente universitário”, destacou Viviana Borges Corte.
O projeto EcoArte, que conta também com a tutoria da professora Simone Clarindo,
trabalha os conhecimentos da arte, biologia e tecnologia na construção de protótipos de módulos biológicos e elementos de automação, a partir de materiais de baixo custo ou reciclados. Inserindo jovens estudantes na pesquisa científica, tecnológica e de inovação, com estudos do ecossistema terrestre e aquático.
O Edital PICJr
Incentivar para que alunos da Rede Pública de Ensino Básico capixaba tenham experiência com a pesquisa científica é o que o Programa de Iniciação Científica Júnior – Pesquisador do Futuro (PIC Jr.) da Fapes visa a promover.
No Edital de 2022, o PIC Jr. disponibilizou R$ 3,3 milhões na seleção de propostas de projetos para serem desenvolvidos por alunos e professores de escolas públicas localizadas no Estado, prioritariamente em bairros atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, em parceria com pesquisadores vinculados a instituições ensino superior e de pesquisa. O investimento foi oriundo do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec).
O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, comentou sobre a importância do PICJr. “Esse programa é um investimento no hoje com o olhar no amanhã! É um edital recorrente da Fapes e o abrimos todos os anos porque entendemos que é o nosso maior e melhor instrumento de sensibilização do jovem estudante, tanto para que ele deseje ingressar num curso superior quanto para que entenda e sonhe em ser um pesquisador. Com o programa, conseguimos mostrar para os jovens capixabas, especialmente os que residem em áreas de maior vulnerabilidade social, que existem caminhos que podem conduzi-los a uma vida recheada de descobertas e de possibilidades”, explicou.
Ao todo, 191 propostas foram inscritas na chamada pública e, dessas, 174 foram habilitadas para receberem as bolsas de iniciação científica júnior, além de recurso financeiro.
O PIC Jr. tem o objetivo de despertar nos estudantes da Rede Pública de Ensino Básico (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Educação de Jovens e Adultos) a vocação para a ciência e o desenvolvimento tecnológico, bem como para as ações de inovação.
Texto: Samantha Nepomuceno e Rafaela Aguiar
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