03/11/2010 22h38 - Atualizado em 18/01/2019 16h20

Projeto capixaba fica em segundo lugar na etapa mundial do Prêmio Microsoft

O projeto ‘Escola nas nuvens’, da Escola Estadual Francisco Coelho Ávila Júnior, de Cachoeiro de Itapemirim, ficou em segundo lugar na etapa mundial do Prêmio Microsoft, realizada na Cidade do Cabo, África do Sul. A premiação foi realizada no dia 29 de outubro durante um jantar de gala. O projeto foi o único brasileiro classificado entre os 25 semifinalistas. Também representaram o Brasil na África do Sul o Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEER) de Vila Pavão, com o projeto ‘Campo Sustentável’, e o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, com o projeto ‘Ecologia em Foco’.

A professora Adriana Silva de Oliveira, que esteve na África do Sul junto com o técnico em Informática Diogo Machado, contou que a experiência de representar o Espírito Santo e o Brasil na África do Sul foi indescritível. “Foi uma coisa maravilhosa. Algo sem nenhuma comparação, de outro mundo. Nós recebemos esse segundo lugar como se fosse o primeiro, pois foram 65 países e na nossa categoria só ficamos atrás dos Estados Unidos”, disse a professora. 

Ela contou ainda que mostrou as aplicações práticas do projeto. “O que empolgou os juízes foi o fato de termos mostrado algo proporcionado pelo projeto, como, por exemplo, eu ter corrigido diversas redações dos meus alunos lá na África, usando a computação em nuvem”. Para ela, o momento da premiação foi um dos mais emocionantes. “Quando me chamaram, eu levantei a bandeira e me perguntaram se a bandeira do Brasil tinha mudado. Eu disse que aquela era a bandeira do meu Estado”, lembra a professora. 

Escola nas nuvens

O projeto foi desenvolvido pela Escola Ávila Junior com a ideia de acabar com a dependência dos alunos e professores de discos físicos como pen-drive, CDs, DVDs e HDs, já que o projeto possibilita que todo tipo de material didático utilizado, além dos trabalhos dos alunos, sejam salvos e armazenados na internet. Os resultados estão beneficiando todos os 1.300 alunos da escola, além de professores e toda a comunidade escolar, que interagem, participam e socializam o conhecimento.

No ano passado, a escola foi uma das finalistas do prêmio como escola piloto do projeto “Cachoeiro em Diversas Linguagens”. Os resultados obtidos foram o 3º lugar na categoria Educador Inovador e o 2º lugar na categoria Comunidade. Os projetos sempre envolvem todas as disciplinas em que os alunos são os principais atores.

Campo Sustentável

O projeto desenvolvido pelo CEIER de Vila Pavão tem como objetivo criar uma rede de troca de conhecimento, onde os alunos da zona rural aprendem sobre as tecnologias da informação e têm a possibilidade de ensinar a seus pais, a maior parte agricultores. As oficinas são dedicadas a ensinar aos pais a fazerem uso de recursos disponíveis na internet, como previsão climática, cotação de preços, modo de produção e participação em programas de incentivo, o que auxilia na produtividade e melhoria do trabalho na terra.



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