04/10/2010 12h05 - Atualizado em 21/01/2019 15h55

Projeto da Escola Domingos José Martins pode ir ao Fórum Social Mundial em Dakar

O projeto “Lata do lixo, lixo na lata”, da Escola Estadual Domingos José Martins, em Marataízes, está entre os 50 finalistas do concurso ‘Aprender e Ensinar Tecnologias Sociais’, realizado pela Fundação Banco do Brasil. Cinco projetos, um de cada região do País, serão escolhidos para representar o Brasil no Fórum Social Mundial, que será realizado de 06 a 11 de fevereiro de 2011, em Dakar, no Senegal. O anúncio dos selecionados está previsto para dezembro.

O projeto foi realizado durante o ano de 2009 com estudantes de 7ª e 8ª série do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio. Os alunos realizaram releituras de obras de Romero Britto para decorar as lixeiras, utilizando materiais que antes eram descartados. O projeto continua e, para este ano, os estudantes constroem brinquedos com materiais recicláveis, que serão doados a escolas e instituições do município.

“A experiência foi muito boa, os alunos viram a importância de lidar com o problema do lixo, tanto na escola quanto na comunidade. Eles gostaram muito. Além disso, foi uma honra ir à Brasília para representar o Estado”, afirmou a professora de Artes, Angélica Estevão. Ela contou ainda que o projeto é trabalhado de forma interdisciplinar com História e Geografia e que cada disciplina trabalha a questão do lixo e da reciclagem sob a sua perspectiva.

O concurso

Destinado a professores do Ensino Fundamental de escolas públicas de todo o Brasil e promovido pela Fundação Banco do Brasil e pela revista Fórum, o concurso tem como principal objetivo incentivar o envolvimento de professores, alunos, pais e a comunidade em ações que possam promover emprego e renda, garantir a permanência dos alunos na escola e a preservação ambiental sustentável.

Romero Britto

Pintor e escultor, Romero Britto é conhecido como artista pop brasileiro, apesar de radicado em Miami (EUA). Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e cor, tendo sido alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária para a vodca Absolut.

Aos oito anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Com muita imaginação e criatividade, pintava em sucatas, papelão e jornal. Sua família o ajudava a desenvolver seu talento natural, dando-lhe livros de arte para estudar.

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati (com informações da Fundação Banco do Brasil e do www. romerobritto.com.br)

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard