22/07/2024 17h29

Projeto de animação escolar resulta em quatro curtas em stop motion com mostra em Cariacica

O Cineclube Colorado anunciou a conclusão de mais um projeto de animação, o “Stop Motion na Escola”, desta vez realizado na Escola Municipal de Ensino Médio (EMEF) Talma Sarmento de Miranda, localizada em Cariacica, durante os meses de abril, maio e junho deste ano. O projeto resultou na criação de quatro curtas-metragens animados por alunos dos sextos e sétimos anos, com idade entre 11 e 13 anos, do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino.

As produções de curtas-metragens serão exibidas em uma mostra que será realizada no dia 1º de agosto, às 19 horas, no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, localizado no bairro Campo Grande, em Cariacica.

Coordenado pela professora Eliene Soares, o projeto foi iniciado com o objetivo de introduzir os alunos ao mundo da animação stop motion, uma técnica que envolve a manipulação física de objetos para criar a ilusão de movimento. Os estudantes mostraram grande potencial, utilizando materiais simples e muita imaginação para dar vida às histórias. As animações duram cerca de um minuto cada e envolvem muitas habilidades manuais e intelectuais dos alunos envolvidos.

Cada curta-metragem reflete o esforço colaborativo dos alunos, que participaram de todas as etapas do processo de produção, desde a criação da história, o desenvolvimento do roteiro até a captação das imagens e a pré-edição. Este projeto não apenas incentivou a criatividade e o trabalho em equipe, mas também proporcionou aos alunos uma compreensão prática dos fundamentos da animação quadro a quadro.

“Além do encantamento de realizar o primeiro ‘filme’, o projeto ajuda a despertar nos educandos não só o hábito de ler, mas também de escrever suas próprias histórias, incentivando-os a desenvolver trabalhos autorais e difundir o audiovisual na região de Cariacica”, destacou Eliene Soares.

O projeto Stop Motion na Escola é realizado pelo Cineclube Colorado, com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e tem o apoio da Prefeitura de Cariacica, por meio das secretarias de Cultura e da Educação de Cariacica.

Os curtas serão apresentados em uma exibição aberta aos pais, amigos e membros da comunidade. A exibição será uma oportunidade para celebrar as conquistas dos alunos e apreciar o resultado do seu trabalho.

Para mais informações sobre o projeto e a exibição dos curtas, entre em contato com Eliene Soares, professora e coordenadora do projeto, pelo telefone (27) 99976-3162 ou e-mail elienesoaresp@gmail.com.

Serviço:

Exibição de curtas-metragens animados