12/11/2010 23h09 - Atualizado em 18/01/2019 15h16

Projeto de escolarização do Iases utiliza jogos no aprendizado da Matemática

Os adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), estão aprendendo Matemática de uma forma divertida e interativa. Durante as aulas, eles estão participando de jogos educativos que estimulam o raciocínio rápido e lógico, simulando, inclusive, situações do cotidiano.

As aulas diferenciadas fazem parte do Projeto de Matemática denominado “Jogos e Experimentos Matemáticos”, desenvolvido pelo professor Emerson Fernando Pin.

De acordo com o professor, os adolescentes estão aprendendo Matemática e também se divertindo com dois jogos educativos: o “Jogo Financeiro” e o “Jogo do Ludo das Expressões Algébricas”.

O objetivo do primeiro jogo é trabalhar a matemática financeira, simulando situações do cotidiano com compras, vendas, descontos, negociações, dentre outras que exigem raciocínio para negociações.

Já no jogo do “Ludo das Expressões Algébricas”, os adolescentes são estimulados a fazer cálculos rápidos e resolver expressões algébricas com coeficientes indefinidos para chegar mais rápido ao fim do jogo e ter boa pontuação. A ‘brincadeira’ utiliza dados, um tabuleiro e pinos coloridos.

Para o professor Emerson, os adolescentes têm demonstrado muito interesse nas aulas do Projeto. “Eles aprendem matemática de uma forma divertida e interativa. Os jogos estimulam a diversão e também o conhecimento”, afirmou.

Além dos jogos, o professor também já realizou aulas diferencias com a técnica do Tangram, que trabalha a sobreposições de formas, sendo possível montar mais de 1.700 figuras com apenas sete peças, e também já ensinou os adolescentes a confeccionar um “experimento” chamado “Teodolito”, instrumento utilizado pelos profissionais que atuam com topografia para tirar medidas com precisão.

As atividades do Projeto têm como objetivo promover o estudo da Matemática de forma diferenciada para incentivar os adolescentes a realizar ações inteligentes, de raciocínio rápido e lógico, e ainda estimular a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas.




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard