05/12/2010 14h00 - Atualizado em 15/01/2019 15h39

Projeto de inclusão social muda a realidade de agricultores de Pedro Canário

Por meio da utilização de novas tecnologias na produção de hortaliças, o projeto “Um olhar sobre Taquaras: agindo para mudar” mudou a realidade de moradores da Vila de Taquaras, localizada em Pedro Canário. O trabalho, idealizado e coordenado por Luiz Carlos Sacramento, extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura (Seag), melhorou a qualidade de vida dos agricultores, que viram sua renda se multiplicar através das hortas agroecológicas.

O projeto, que teve início em 2009 em parceria com a Prefeitura de Pedro Canário, consiste na integração de hortas com a criação de galinhas, proporcionando assim uma alimentação mais saudável para as 17 famílias que participam do trabalho e ainda um incremento na renda familiar, através da comercialização da produção excedente.

O coordenador do projeto, Luiz Sacramento, explica que a média da renda mensal das famílias era de R$ 400,00, e depois do projeto alguns produtores têm alcançado valores próximos a R$1.300,00 ao mês. “Produtores que antes ganhavam cerca de R$ 400,00 conseguiram dobrar ou até triplicar a renda da família, além de proporcionar uma alimentação livre de agrotóxicos para ele mesmo e para a sociedade”, complementa Sacramento.

Os alimentos são destinados a abastecer a merenda escolar da rede pública de ensino de Pedro Canário. Segundo Sacramento, os produtores envolvidos já forneceram mais de 7,5 toneladas de alimentos para a merenda escolar do município, e com a criação integrada com galinhas, disponibilizam também cerca de 250 dúzias de ovos por mês à rede escolar do município.

Ainda segundo Sacramento, as famílias que participam do projeto não possuem uma propriedade, o cultivo é realizado em uma área de 3,5 hectares cedidos pelo produtor rural Othon Sebastião Farias. “Muitos dos agricultores que fazem parte do projeto trabalhavam no campo, mas ainda não têm a sua própria terra para produzir”, explica.

O projeto também incentivou os moradores a se organizar e a criar a Associação de Moradores e Agricultores da Vila de Taquaras (AMAVT). A organização dos agricultores por meio da associação veio para facilitar e expandir as ações do trabalho do Incaper na Vila de Taquaras.

Os servidores da Prefeitura, Rosilene Oliveira Andrade, Patricia da Silva Viana e Hericles Barbosa Lopes, se encontram a disposição do Incaper para as ações do Instituto na região e 'abraçaram'  o projeto na Vila de Taquaras, onde atuam como colaboradores.

Sacramento, abaixo à esquerda, e a equipe que atua no projeto.

Reconhecimento

O trabalho realizado na Vila de Taquaras recebeu o reconhecimento pelas mudanças apresentadas na realidade dos agricultores familiares da região e foi agraciado com o Prêmio Inoves 2010, na categoria Inclusão Social.

Emocionado com a vitória, Sacramento fala sobre o prêmio. “O sentimento de receber uma premiação é indescritível, toda a equipe que colabora com o projeto está comemorando muito pelo reconhecimento de todo o nosso trabalho aqui em Pedro Canário”, afirma o coordenador do projeto.

Sacramento, Patricia, Hericles e Rosilene com o troféu Inoves.

A premiação, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), tem o objetivo de incentivar e reconhecer equipes de servidores que desenvolvem trabalhos inovadores e de excelência no serviço público capixaba.

Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão