10/07/2024 17h22

Projeto de Programação e Robótica para meninas vai formar mais de 140 alunas de baixa renda em Vitória

Nesta quinta-feira (11), o Projeto Corte de Lovelace, que oferta curso de Programação e Robótica para meninas e jovens de baixa renda, vai formar mais de 140 alunas em uma solenidade que ocorrerá em Vitória. O evento vai reunir estudantes de cinco municípios: Nova Venécia, Cariacica, Anchieta, Ibiraçu e Linhares.

Corte de Lovelace é uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifes) com parceria da Secretaria Estadual das Mulheres (SESM). Mais de 2 mil estudantes já passaram pelo projeto e receberam o diploma.

"A inclusão digital para as mulheres em vulnerabilidade social é um dos principais objetivos, visando democratizar a tecnologia. Esse programa é uma iniciativa efetiva, pois possibilita a produção e a difusão do acesso a ferramentas digitais. As mulheres capixabas, por meio do Lovelace, conquistam sua autonomia e, portanto, recuperam sua autoestima", ressaltou a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes.

O curso é dividido em quatro módulos: Pensamento Computacional, Programação, Robótica Educacional, Estágio Dirigido e conta com 270 horas e contempla aulas presenciais e a distância. A seleção dos alunos acontece em de escolas públicas parceiras espalhadas por todo o Estado.

A cada semestre são abertas de três a cinco turmas de 40 vagas, o projeto realiza duas formaturas, nas quais as estudantes que que foram aprovadas recebem o os títulos de nobreza da Corte de Lovelace.

"A área da computação é predominantemente masculina, por isso, esse projeto veio contrapor esta realidade e proporcionar um modelo lúdico e descomplicado de aprendizado", disse a coordenadora do projeto, a professora Márcia Gonçalves.

O Programa Corte de Lovelace está dentro do Projeto Tec Mulheres, que busca garantir a efetiva Inclusão Digital na vida das meninas e mulheres, assim fortalecendo a construção coletiva e a emancipação feminina para as entidades de mulheres.

O Tec Mulheres faz parte do Programa Mulher Viver +, uma estratégia dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que reúne, de forma integrada em um único eixo, diversas ações e projetos voltados para as mulheres do Espírito Santo.

Serviço:
Formatura da Corte de Lovelace
Data: 11/07 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Cidade de Inovação, do Instituto Federal do Espírito Santo, na avenida Anísio Fernandes Coelho, 1260 - Jardim da Penha.

Assessoria de Comunicação da SESM
Rafaela Maia