02/08/2010 20h55 - Atualizado em 23/01/2019 13h12

Projeto Família Presente na Educação rende bons frutos nas escolas estaduais

O Projeto Família Presente na Educação já rende bons frutos para alunos da rede estadual. São vários os casos de estudantes que, com o incentivo da presença da família na escola, têm melhorado tanto no rendimento escolar quanto na convivência com os colegas.

Um desses exemplos é o aluno Maxwell da Silva Rodrigues, da 2ª série do Ensino Fundamental, que estuda na Escola Estadual Mariuza Sechin, em Cariacica. Segundo o pai Madson Pereira Rodrigues, o aluno tinha várias dificuldades na aprendizagem e não mostrava interesse pelos estudos. “Desde que ele começou a estudar à tarde, começamos a participar mais das reuniões. Ele tinha muitos problemas com a leitura e notamos que melhorou bastante”, afirmou.

O pai do estudante contou ainda que considera de extrema importância o acompanhamento da família na educação dos filhos. “Sempre quando tenho folga à tarde vou à escola para saber o que está acontecendo e conversar com os professores. Acompanho as notas pelo site da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e já notei um avanço muito grande. Até apareci na escola para agradecer aos professores e ouvi elogios sobre meu filho e o envolvimento da nossa família”, comemorou.

A diretora da escola Ivonete Aguiar do Carmo confirma que o Projeto Família Presente na Educação tem ajudado no progresso de muitos alunos. “Temos vários alunos que, quando as famílias começaram a vir, melhoraram tanto nas notas quanto na disciplina. Essa participação é muito importante, pois os alunos enxergam o interesse dos pais pela sua educação”, destacou.

Família Presente

O Família Presente na Educação constitui-se em ações efetivas de articulação entre a família e a escola pela educação das crianças e jovens capixabas.

Dentre os seus objetivos estão: fortalecer e aprofundar a relação escola e família; aproximar as famílias das ações pedagógicas da escola; buscar o diálogo entre a família e a escola, definindo limites, possibilidades de cada uma; contribuir para a construção da identidade, autonomia, autoestima e perspectiva do estudante; e incentivar e fortalecer a participação e a organização coletiva de todos os segmentos da escola.

Em 2009, participaram do projeto 67 mil alunos de 65 escolas estaduais localizadas em Cariacica, Viana, Vila Velha, Serra e Vitória. Neste ano, desde março, 100% das escolas da rede estadual começaram a trabalhar com o projeto. A expectativa é que em 2010 sejam atendidos 300 mil estudantes e suas respectivas famílias.



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Texto: Elton Lyrio Morati
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