12/05/2021 17h32

Projeto Interdisciplinar integra alunos por meio da reflexão sobre cultura do cancelamento na internet

Os professores da área de Linguagens da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (CEEFMTI) Professora Maura Abaurre, em Vila Velha, realizaram, durante as atividades do  1º trimestre, o Projeto Interdisciplinar da área, com o tema “Cultura do cancelamento na internet: viralizando o bom senso”. A equipe, composta pelos professores Andréia Araújo, Beatriz Bueno, Jefferson Aquino, Maria Eduarda Pecly, Patrícia Soares, Paulo Bremenkamp e Rosilene Ker, pensou numa proposta que pudesse ser dialogada com a atualidade e com o mundo virtual, debatendo os impactos da chamada “cultura do cancelamento”.   

Assim, cada professor das disciplinas de Arte, Educação Física, Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Língua Inglesa ficou responsável por apresentar o tema às turmas com sugestões que seguiam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os professores de Língua Portuguesa, por exemplo, apresentaram aos alunos o conceito e as principais características do gênero textual meme.   

A atividade consistiu na elaboração de um meme, no gênero gráfico textual surgido na internet, que questionasse com humor essa ação justiceira de “cancelar” outras pessoas no mundo cibernético. Os critérios do trabalho levaram em consideração a criatividade, a pertinência do tema, a criticidade e a ética dos alunos. Além disso, foi levado em conta o protagonismo estudantil.   

“A escolha do tema foi definida pela urgência e importância de se questionar até onde as pessoas podem ir para acabar com toda uma vida de uma pessoa por meio do ‘cancelamento’ e, por vezes, até fazendo ameaças, seja a pessoa famosa ou não. O momento foi muito oportuno para que o nosso projeto pudesse ser executado, sobretudo após a última edição do reality show Big Brother Brasil. Como a maioria de nossos alunos faz parte do ambiente virtual de forma assídua, tivemos bons trabalhos e boas discussões”, relata a professora Maria Eduarda Pecly.  

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard