14/10/2019 18h30

Projeto leva cultura da paz a adolescentes do Iases

O projeto “Literatura da Paz” incentiva a cultura da paz por meio do universo da literatura.

Desde o mês de julho, o projeto “Literatura da Paz” busca levar a cultura da paz aos adolescentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). A ação é desenvolvida na Unidade de Internação Regional Norte (Uninorte), em Linhares. As atividades acontecem até o dia 30 de outubro e são fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o coordenador do Movimento Paz Aracruz (Movimento Paz Pela Paz e Não Violência), Willian Matos.

Por meio do conhecimento literário, o projeto promove reflexão, ressignificação dos valores e reinserção social com base na cultura da paz e da não violência. A ação envolve três grandes eixos de abordagem: paz espiritual, paz ambiental e paz social.

Entre as atividades são realizadas leituras, dinâmicas, palestras e apresentações de vídeos e documentários que contam a história de vida e o legado de grandes pacifistas da humanidade, como Chico Xavier, Dalai Lama e Madre Teresa de Calcutá.

No eixo da paz espiritual, palestraram na unidade o kardecista Sergio Faria de Azevedo, da Casa Espírita Alan Kardec de Aracruz, e a Irmã Miriam Celeste Jerônimo, da Casa Abrigo Recanto Feliz, em Guaraná. O ciclo de palestras apresentou aos adolescentes diversas doutrinas e religiões e promoveu o respeito e a quebra de preconceitos.

Na quinta-feira (10), mais de 100 adolescentes estiveram reunidos para uma conversa com o reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde e bispo emérito da Diocese de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade. Na ocasião, um adolescente pintou um quadro com um retrato de Nossa Senhora da Saúde para presentear o bispo.

Na abordagem da paz social são exibidos vídeos sobre o tema e o assunto é debatido em dinâmicas e rodas de conversa.

Na vertente da paz ambiental, além da exibição de documentários sobre conscientização ambiental e Floresta Amazônica, no dia 22 de outubro os adolescentes participarão de um bate-papo com o índio Mauro Luiz Carvalho, da Aldeia Guarani Três Palmeiras, em Aracruz, sobre a importância da preservação da Mata Atlântica.

O desenvolvedor do projeto, Wilian Matos, ressaltou que a ideia é estimular a cultura da paz por todo o ambiente das unidades socioeducativas. “O intuito é disseminar a paz não só entre os adolescentes, mas em toda a comunidade socioeducativa, no ambiente socioeducativo como um todo”, disse.

As oficinas são norteadas pelos conceitos de paz extraídos do livro “Educação Pela Paz”, de Clóvis Nunes. Durante os trabalhos, foram confeccionados desenhos, pinturas e músicas que remetem à cultura da paz, com o auxílio da equipe técnica e dos agentes socioeducativos. Todo este material produzido será exposto em um varal de exibição na data de fechamento do projeto, no próximo dia 30.

Com o material, há planos para participação de editais com o objetivo de publicá-lo como livro, intitulado “Retalhos da Paz”.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases