Projeto OportunidadES divulga lista de classificados e Vila Velha
Os interessados em participar dos cursos em Vila Velha podem comemorar, pois a lista com os 510 classificados nos cursos presenciais e gratuitos no município, do projeto OportunidadES, já estão no site (www.oportunidades.es.gov.br). Os cursos no município começam na terça-feira (06), no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.
As cinco áreas mais procuradas em Vila Velha foram respectivamente de maquiador, porteiro, confeitaria básica, confeitaria avançada e editor de vídeo. O projeto está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), e conta com cursos diversificados, de acordo com a demanda de cada região. “É necessário empreender para gerar renda, e o projeto, veio para dar esse incentivo”, destacou o secretário da Secti, Vandinho Leite.
Os classificados foram selecionados por ordem de inscrição, assim como destaca o edital, sendo também levado em consideração o preenchimento correto de dados cadastrais. Os cursos e certificados serão oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, da Secti.
Mudança de vida
A decoradora de festas Karla Jacqueline, moradora de Vila Garrido no município de Vila Velha, foi a primeira a se inscrever no curso de confeitaria básica no município, e por isso foi classificada. “Como eu já trabalho com festas, acredito que ter o conhecimento de confeitaria vai me agregar, e com isso vou conseguir desempenhar mais trabalhos e gerar mais renda”, destaca.
Os cursos atendem às demandas e vocação econômica de cada município, sendo oferecidos com base no que a população realmente está buscando e precisando no momento, sendo realmente uma oportunidade para mudar de vida.
Com o objetivo de se desenvolver profissionalmente, o morador de Vale Encantado Tharle Rodrigues, se inscreveu para o curso o curso de porteiro, foi classificado e agora pode se qualificar na área. “Um amigo meu trabalha como porteiro e me incentivou a participar. Pesquisei sobre a área, gostei e me inscrevi, pois é uma chance de eu conseguir voltar para o mercado de trabalho, já que estou desempregado”, contou.
Aulas
A aula inaugural dos cursos do município de Vila Velha ocorre na terça-feira (06), às 19 horas, no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, sendo obrigatório a presença dos classificados para garantir a vaga no curso escolhido.
Na aula, serão apresentados os professores, a diretora da instituição e coordenadora do curso, e também serão esclarecidas demais dúvidas, além de contar também com a apresentação da metodologia do OportunidadES.
Mais oportunidades
O projeto conta com opções na modalidade a distância e presencial. Na próxima semana, são iniciadas novas vagas de presenciais gratuitos no município de Cariacica. Até o fim do ano serão oferecidas para todo o Espírito Santo 40 mil vagas, sendo que já foram abertas vagas para a modalidade Online, e também na modalidade presencial para os municípios de Serra, Vila Velha, Viana e Vitória.
Há opções na modalidade a distância e presencial. No total, mais de 15 mil pessoas se inscreveram na modalidade de Ensino a Distância (EaD), e mais de 10 mil nos presenciais de Vila Velha. Na Serra, foram mais de 7 mil inscritos, em Viana quase 3 mil e em Vitória, que iniciou as inscrições no dia 29 de maio, já conta quase 4 mil inscritos.
Antes, a oferta era de 2 mil vagas para opções a distância, que diante do sucesso, foram ampliadas para 7.300. “Percebemos uma grande busca para o formato de cursos que oferecemos, por isso utilizamos a tecnologia a nosso favor, já que somos uma secretária com foco nesta área, e por enquanto, ampliamos as vagas somente para o Online”, destacou.