Projeto OportunidadES divulga resultado da segunda oferta de cursos on-line gratuitos
Assim como no início do projeto OportunidadES, com a primeira oferta de cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) para todos os moradores do Espírito Santo, esta segunda etapa também foi um sucesso, totalizando mais de 16 mil inscritos no processo seletivo. O resultado está no site www.oportunidades.es.gov.br.
Diante de tamanha procura, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), ampliou a quantidade de vagas de 10 mil para 15 mil, a fim de se aproximar ao máximo da demanda e, assim, proporcionar qualificações profissionais para o maior número possível de pessoas.
As opções ofertadas mais buscadas pela população foram os cursos de maquiador, inglês básico, informática básica e recepcionista. Estas opções também foram as preferidas em outras edições de cursos presenciais e, por isso, houve uma reoferta. “Em tempos de crise econômica, é necessário empreender para gerar renda. Por isso, resolvemos criar o projeto”, destaca o secretário da Secti, Vandinho Leite.
O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). Os cursos serão ofertados pelo Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, da Secti
Cursos
Além das ofertas na modalidade on-line, os municípios de Serra, Vitória, Cariacica, Vila Velha e Viana já contaram com as ofertas de cursos presenciais do projeto nos polos, sendo que alguns já estão quase sendo finalizados. Para esta modalidade, foram 2630 vagas distribuídas em cada uma das referidas cidades.
No dia 20 de junho, os cursos do projeto foram iniciados em núcleos, com foco maior nos bairros dos municípios da Grande Vitória. As opções são presenciais com inscrições nos bairros de Jardim Asteca, em Vila Velha, e Jardim Carapina, na Serra. Até o dia 2 de julho, estarão abertas as inscrições no site (www.oportunidades.es.gov.br) para 600 vagas em cursos nos bairros de Castelo Branco e Rosa da Penha, em Cariacica.
Novas vagas
No dia 10 de julho, na terceira edição de cursos do projeto, serão iniciadas as inscrições para novos cursos on-line. É necessário ficar atento ao site do projeto para saber qual será o prazo e quando sairá o resultado final deste processo.