25/09/2010 12h02 - Atualizado em 21/01/2019 16h11

Projeto social D'Elas é lançado durante Salão do Imóvel

Quem acha que no Salão do Imóvel – que teve início na última quarta-feira (22) e prossegue até domingo (26) no Pavilhão de Carapina, em Serra – só são comercializados casas e apartamentos, se engana. O evento deste ano conta com a exposição de peças produzidas por grupos de agricultoras familiares, quilombolas, pescadores e assentados do Espírito Santo. O material faz parte do lançamento do Projeto D'Elas, que pretende revolucionar as ornamentações natalinas das grandes empresas no final do ano, por meio da associação da prática à sustentabilidade e à responsabilidade social.

O projeto, desenvolvido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), incorpora 700 mulheres de 21 municípios do Espírito Santo. O grupo, que por meio de capacitações promovidas pelo Instituto aprendeu a confeccionar peças decorativas em larga escala, está lançando um Catálogo de Natal, visando a atender o mercado corporativo.

O catálogo contém artigos natalinos – a exemplo de anjos, árvores e guirlandas – produzidas com matérias-primas locais, como fibras, sementes vegetais, material reciclável e resíduos agrícolas e pesqueiros, além de tecidos e aviamentos doados pelo programa Fome Zero, do Governo Federal. Os produtos sociais expostos na feira estão à disposição para encomendas e orçamentos.

“O projeto D'Elas é uma oportunidade para as empresas realizarem a ornamentação natalina de seus espaços, ao mesmo tempo que contribuem para o desenvolvimento social e econômico de grupos produtivos do Espírito Santo. Além disso, todas as peças são produzidas de forma sustentável, por meio de matérias-primas naturais”, afirma a coordenadora de comercialização da Agricultura Familiar do Incaper, Pierângeli Aoki.

O Projeto D'Elas tem o objetivo de contribuir para a promoção de mais uma fonte de renda para mulheres da agricultura familiar e pesca do Estado, permitindo o crescimento pessoal e profissional destes grupos.

Para Maria da Penha Alves Toledo, que participa da associação de artesãos e pescadores de Regência, em Linhares, o Salão do Imóvel é uma ótima oportunidade para estar próximo ao mercado corporativo e, assim, melhorar as vendas dos artefatos produzidos pelo grupo. “Estamos confiantes de que o projeto vai melhorar a renda e gerar empregos em nossa região”, afirma.

 

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Incaper
Paula Varejão
(27) 9850-2210 / 3137-9868

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard