08/08/2024 11h50

Projeto vai ensinar professores e estudantes sobre cultura Guarani

Por meio da contação de histórias, rodas de conversa, cantos, danças e atividades práticas, o projeto “Nhãndeva Ekuéry (Quem Somos Nós) – Celebrando a Cultura Guarani nas Escolas" visa a proporcionar aos professores e estudantes uma oportunidade de conhecer e apreciar a riqueza cultural dos povos originários.

O primeiro dos quatro encontros previstos, aberto ao público, será nesta sexta-feira (09), Dia Internacional dos Povos Indígenas, com atividades às 10 horas e às 16 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Arandu Redxãkã, localizada na Aldeia Guarani de Boa Esperança, em Aracruz.

"Este projeto é uma forma de aproximar a cultura Guarani das escolas, permitindo que os estudantes conheçam e valorizem as tradições indígenas. Esperamos que essa experiência promova a inclusão e o respeito pelas diferenças culturais", afirma Ará Martine, coordenadora das atividades realizadas junto com seus familiares e moradores da Aldeia Bora Esperança.

O “Nhãndeva Ekuéry (Quem Somos Nós) – Celebrando a Cultura Guarani nas Escolas" tem o apoio da Secretaria da Cultura (Secult), por meio de recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura). Os outros três encontros previstos vão acontecer até outubro em outras três escolas públicas: EMEF Coqueiral, em Aracruz, e CEI Criarte e EMEF Experimental de Vitória – Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ambas em Vitória.

O objetivo do projeto é compartilhar e promover a compreensão da cultura dos povos indígenas da América Latina, especialmente do povo Guarani da terra indígena Boa Esperança, no Espírito Santo. A iniciativa busca educar e sensibilizar professores e estudantes sobre a importância da inclusão e respeito pelas diferenças culturais, além de contribuir para a preservação e valorização das tradições indígenas.

Durante os encontros, os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras sobre a história e lendas do povo Guarani, participar de rodas de conversa, aprender sobre grafismos com tintas naturais, ouvir sons de pau de chuva e construir apitos. As contações de história serão realizadas com cantos e danças tradicionais e haverá uma exposição de artesanato indígena. Cada estudante receberá um apito como lembrança da experiência. Serão distribuídos 400 apitos artesanato Guarani aos estudantes durante os encontros.

O evento contará com ações de promoção da acessibilidade, como intérpretes de Libras, para que tenham acesso pleno às informações e possam participar das atividades. Serão disponibilizados materiais adaptados, como folhetos em braille e vídeos audiodescrição, caso haja estudantes com deficiência visual.

Serviço:

Primeira atividade do projeto "Nhãndeva Ekuéry (Quem Somos Nós) – Celebrando a Cultura Guarani nas Escolas"
Data: Sexta-feira, 9 de agosto de 2024
Horário: das 10h às 12h e das 16h às 18h
Local: EMEF Arandu Redxãkã - Aldeia Guarani de Boa Esperança, Aracruz (ES)

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro