30/11/2010 00h00 - Atualizado em 16/01/2019 12h48

Projetos Transversais são temas de palestra em Unidade do Iases

Os adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo, participaram nesta segunda-feira (29) de uma palestra sobre os Projetos Transversais, que priorizam o desenvolvimento de atividades focadas nos princípios e valores humanitários, na autoestima e no desenvolvimento dos direitos e deveres dos adolescentes, de seus familiares e da sociedade.

O tema que esteve em debate nesta segunda-feira (29), foi a importância da reflexão durante a passagem dos adolescentes nas unidades de atendimento. A palestra foi ministrada pelo coordenador do projeto dos temas transversais do Iases, Romualdo Costa de Almeida, que já cumpriu medida socioeducativa.

Romualdo falou sobre suas experiências de vida e destacou a importância dos adolescentes participaram de todas as atividades desenvolvidas na Unidade. Outro objetivo do encontro foi conscientizar as adolescentes sobre a importância da jornada pedagógica e da realização dos projetos transversais, promovendo ações que visem à cidadania, aos direitos e deveres em sociedade e à transformação pessoal e social de cada socioeducando.

De acordo Romualdo, a palestra proporcionou momentos de reflexão sobre o ato infracional e suas consequências, visando à busca de novos caminhos.

“A intenção da palestra foi alcançada. O debate interessou muito aos adolescentes. Todos participaram ativamente, fazendo perguntas, tirando dúvidas e discutindo sobre metas para um futuro próximo. Durante a palestra, foi feito um ato simbólico onde os adolescentes levantaram as mãos, confirmando o interesse de traçar novos projetos de vida”, disse Romualdo.

Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol