21/07/2010 12h38 - Atualizado em 24/01/2019 12h45

Projovem Campo ajuda na organização de pequenos produtores em Pancas

A participação no Projovem Campo – Saberes da Terra - um programa nacional de educação de jovens e adultos, integrada com qualificação social e profissional para agricultores familiares implementado no Espírito Santo pela Secretaria de Estado da Educação - está rendendo bons frutos a pequenos agricultores da comunidade de Córrego do Espinho, em Pancas. Incentivados pelo conhecimento adquirido nas aulas, eles resolveram se organizar e reativar a Associação de Pequenos Produtores de Córrego do Espinho.

Por meio da associação, a comunidade discute temas relevantes para a região, além de manter uma horta comunitária e distribuir alimentos para escolas e associações de moradores da região. Para o professor Leandro Siqueira Lima, a ação é uma mostra de que o trabalho realizado pelo Projovem vem dando resultados.

“Procuramos motivar nossos alunos para que se organizem. Queremos provar que é possível viver no campo de forma sustentável e prazerosa. A associação estava fechada há cinco anos e agora voltou a funcionar”, destacou o professor. Ele salientou ainda que os produtores estão incluindo outros gêneros alimentícios em suas culturas, além do já tradicional café.

Projovem Campo

O ProJovem Campo – Saberes da Terra é um programa nacional de educação de jovens e adultos, integrada com qualificação social e profissional para agricultores familiares, implementado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Além de proporcionar a formação integral do jovem do campo, com a elevação da escolaridade, também visa a potencializar a ação de jovens agricultores e respectivas comunidades, com atividades curriculares e pedagógicas. Os participantes têm a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental em dois anos e ainda recebem uma educação profissionalizante voltada para o meio rural, além de uma bolsa de R$ 100,00 a cada dois meses.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br / elmorati@sedu.es.gov.br