26/10/2010 13h36 - Atualizado em 21/01/2019 11h38

Pronaf Jovem: mais cinco projetos de Rio Bananal recebem financiamento

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Bananal, o Banco do Nordeste e o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) realiza, nesta terça (26), a partir das 13 horas, na comunidade Sagrada Família, no Córrego Iriritimirim, em Rio Bananal, um dia de campo e mais uma assinatura de contratos de investimentos para os projetos de cinco alunos do curso de ‘Gestão da Propriedade Rural’.

O dia de campo será composto de quatro temas: ‘Os óleos naturais no controle de pragas’; ‘Uso correto da água na agricultura’; ‘Qualidade do café’; e ‘Agricultura familiar e Pronaf jovem’.  Logo após, os jovens assinarão os contratos que serão financiados pelo Banco do Nordeste, com recursos do Pronaf Jovem. O curso ‘Gestão da Propriedade Rural’ é oferecido aos jovens rurais, por intermédio do Programa “Valorização da Juventude Rural”, realizado pela Seag.

O diretor-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Bananal, Gilberto Soares de Matos, apontou que o município foi o primeiro no Estado a assinar os contratos, no valor de R$ 10 mil cada, para ajudar no custeio dos projetos dos alunos.

“Com esses cinco alunos, vamos ter no total 12 jovens agraciados pelo Pronaf Jovem que estão dando continuidade aos seus trabalhos. Essa é mais uma alternativa de investimento nas propriedades e por meio dele vamos aferir se os jovens estão permanecendo no campo”, afirmou Soares.

Os projetos que receberão incentivos estão ligados ao plantio da lavoura cafeeira e a irrigação.

‘Programa Valorização da Juventude Rural’

O ‘Programa Valorização da Juventude Rural’ tem como ação principal a capacitação e valorização dos jovens rurais e sua integração ao processo produtivo e social nas comunidades rurais.

Além do projeto de ‘Qualificação Social e Profissional do Jovem Rural Capixaba’, pelo qual são oferecidos os cursos de Gestão da Propriedade Rural e Gestão da Unidade Pesqueira, o programa abrange ainda os projetos ‘Arte do Saber’, ‘Rede Audiovisual’, ‘Fortalecimento dos Núcleos de Jovens Rurais’, ‘Plantando Árvores, Colhendo Vida’ e ‘Processos Produtivos Sustentáveis’.

Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim / Eduardo Brinco