03/10/2017 17h13 - Atualizado em 03/10/2017 17h14

Pronto-socorro do Himaba vai funcionar 24 horas todos os dias

Foto: Fred Loureiro/Secom-ES

A partir de agora, o atendimento pediátrico conta com mais um serviço: o pronto-socorro do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) funcionará 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. O objetivo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é ampliar o acesso ao serviço, garantindo atendimento mais humanizado aos usuários do SUS.

“Vamos ampliar a oferta de serviços aqui no Himaba. Hoje, a unidade possui 142 leitos, mas a previsão é de que esse número aumente em 27%, chegando a 180 leitos, com a abertura de mais 03 leitos de obstetrícia, 10 de saúde mental, 20 de Unidade de Cuidado Neonatal Intermediário Convencional (Ucinco), 03 de Unidade de Cuidado Intensivo Canguru (Ucinca) e 02 de Unidade de Tratamento Intensivo Pediátrico (Utip), destaca o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

Também serão ampliados o número de internações (de 9.817 para 10.952), de atendimentos no pronto-socorro (de 48.977 para 60.142) e no ambulatório (de 44.486 para 58.044).

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, o pronto-socorro do hospital está preparado para o atendimento 24 horas, de qualquer dia da semana, e que isso será possível devido ao modelo de gestão que foi implantado. “O modelo que estamos utilizando aqui é um modelo que propicia uma maior eficiência na gestão de recursos”, disse.

O secretário explicou que a Organização Social (OS) terá metas para cumprir, e que a Sesa irá monitorar a execução desse contrato. “É que o modelo de gestão pública impede que se consiga produzir com mais agilidade e mais eficiência. Por isso temos esse programa de transformação dos hospitais e OS para prover mais e melhores serviços para a população que procura o SUS.”

O Himaba passou a ser administrado pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH), OS que venceu o concurso de projetos, desde domingo (01).

Contrato

O contrato de gestão estabelece metas e prazos a serem cumpridos; indicadores de qualidade e de produtividade; determina a transparência das demonstrações financeiras; planejamento e repasses financeiros vinculados ao cumprimento de metas. O monitoramento do contrato de gestão ficará por conta da Sesa, que fará o acompanhamento e a fiscalização da execução das metas, dos resultados e da melhoria do atendimento ao cidadão.

O contrato com o IGH terá vigência de cinco anos, e periodicamente a organização social deverá apresentar relatórios comparativos entre metas e resultados alcançados (metas qualitativas trimestralmente e metas quantitativas semestralmente).

A Sesa repassará um total de R$ 76.180.076,09 para a operacionalização do serviço nos primeiros 13 meses de contrato. O recurso será usado para custeio (R$ 75.880.076.09) e para investimento (R$ 300 mil).

Entre as principais vantagens da administração por OS estão: satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); otimização dos recursos e redução de custos; qualidade dos serviços ofertados; avaliação de desempenho: ênfase nos resultados; maior autonomia administrativo-financeira; flexibilidade para contratação de pessoal; facilidades nas aquisições; conservação do patrimônio gerando economicidade; financiamento definido no orçamento público e autonomia gerencial dos serviços.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643