24/08/2010 19h12 - Atualizado em 22/01/2019 14h16

Quarteto de Violões da Fames brilha na entrega do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes

O governador Paulo Hartung fez nesta manhã (24) a entrega do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes, durante solenidade no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória. Foram homenageados a médica Zilda Arns Neumann, o ambientalista Roberto Kautsky (in memoriam) e Sebastião Francisco Tótola; e o Serviço de Engajamento Comunitário (Secri).

Dentre as emoções e homenagens da premiação, a música não poderia faltar. A abertura ficou por conta da apresentação do Quarteto de Violões da Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira, que inclui no repertório a música Yesterday, dos Beatles, que faz as autoridades e o público presente aplaudi-los de pé.

Quarteto de Violões

Usando uma formação ousada, não muito comum, o Quarteto  de Violões da Fames surpreende pela musicalidade, carisma, sonoridade e efeitos, extraídos dos quatro violões.

Com o repertório variado, entre a música erudita e popular, visa à integração e formação de público em toda região do Estado. Estão presentes no repertório do grupo, vários períodos musicais, estilos e ritmos, que marcaram a evolução da música até os dias atuais, propondo uma viagem apreciativa pelo mundo musical, informando curiosidades sobre o repertório, época, compositores e aspectos culturais de cada país, proporcionando assim total interação entre artista e plateia. Compositores como o renascentista M. Praetorius, o barroco J. Pachelbel, o clássico L. Boccherini, os contemporâneos L. Brouwer, A. Piazzolla, P. Bellinati, Carlos Cruz, dentre outros fazem parte do repertório do Quarteto.

O Quarteto é formado por jovens músicos , Ayuko Sakanoue, Phillipp Areias, Matheus Chagas e Eliseu Martins e há três anos representa a vasta riqueza cultural de nosso país.

Prêmio Dom Luís Gonzaga

O Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes foi criado em 2004 pelo Governo do Estado para homenagear pessoas ou entidades que se destacaram na defesa e afirmação dos direitos da pessoa humana e que lutam e trabalham por mais justiça e desenvolvimento social e igualdade para todos. Os candidatos ao prêmio na edição 2010 passaram por análise de documentos e currículos através da Comissão Especial do Prêmio Dom Luís Gonzaga Fernandes. Posteriormente, a relação de indicados foi submetida à deliberação do governador. 

O Prêmio é uma homenagem ao religioso falecido em abril de 2003. Dom Luís foi bispo auxiliar de Vitória e membro da Comissão Teológica e Litúrgica da CNBB, membro do Departamento de Ação Social do Conselho Episcopal Latino-americano e do Departamento de Leigos, membro da Comissão Nacional Ampliada das Comunidades Eclesiais de Base e bispo de Campina Grande (1981-2001).

O trabalho de Dom Luís foi marcado pela luta em defesa dos menos favorecidos. Ele despertou consciências para a justiça, para a solidariedade e para a redução das desigualdades sociais.

Outra característica de Dom Luís Fernandes foi o realce que deu à figura da mulher, quer na Igreja, quer na sociedade. Dom Luís confiou a mulheres encargos de liderança, contribuindo eficazmente para que a Igreja de Vitória assumisse a face de uma Igreja feminina.

Leia ainda:
Emoção marca entrega do Prêmio Dom Luís Gonzaga



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fames
Daniela Ramos/ Paula Norbim
Tels.:3636-3611
publicidade@fames.es.gov.br ou ass.imprensa@fames.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard