Quase 40% da população do Estado está cadastrada no Acesso Cidadão
O Acesso Cidadão – recurso que permite ao internauta adotar apenas login e senha para utilizar os serviços digitais do Governo do Estado - atingiu a marca de 1,6 milhão de usuários. Esse número corresponde a 39,4% da população do Espírito Santo, que é de 4,06 milhões de habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), a ferramenta está integrada a vários serviços digitais. Um deles é o sistema de agendamento on-line de testes para detecção do novo Coronavírus (Covid-19).
O Acesso Cidadão também permite utilizar os serviços dos sistemas e-Docs (tramitação eletrônica de documentos e processos do Poder Executivo Estadual) e e-OUV (responsável por centralizar demandas dos cidadãos encaminhadas à Ouvidoria-Geral do Governo do Estado).
Além disso, viabiliza o uso do sistema de inscrição e seleção em processos seletivos de designação temporária do Governo do Estado; do sistema Seleção Aluno que permite a inscrição em cursos técnicos; e do aplicativo ES na Palma da Mão.
A ferramenta também é necessária para utilizar os serviços do Portal do Servidor; do e-Certificado – para emissão de certificados de participação em cursos da Escola do Serviço Público do Espírito Santo (Esesp); e dos Programas Jovens Valores e Nossa Bolsa.
Como criar uma conta
Criado em 2014, o Acesso Cidadão exige alguns procedimentos para abrir uma conta. O primeiro é visitar o site www.acessocidadao.es.gov.br. Na página inicial, clique em “Criar uma Conta”. Depois, digite o CPF e clique em “Próxima Etapa”.
Em seguida, o internauta deve inserir os dados pessoais e digitar uma senha. O usuário ainda pode fazer o login utilizando certificado digital, a conta do Google ou do Gov.BR (serviço de login único do Governo Federal).
Para o presidente do Prodest, Tasso Lugon, o Acesso Cidadão é importante para dar mais segurança ao utilizar os serviços digitais do Governo do Estado. “A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia de todos. Por isso, é importante disponibilizar soluções que tornem a relação entre as pessoas e o Poder Público mais simples”, destacou.
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Eric Lopes Menequini / Prodest
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