17/02/2025 10h53

Rádio Espírito Santo 89.1 FM apresenta novas sonoridades

O que é bom está ficando ainda melhor, e o que tem tradição está cada vez mais moderno, sem abrir mão de sua história! A Espírito Santo 89.1 FM acaba de completar 85 anos e preparou um presente para o ouvinte: uma nova grade, com 16 novas atrações. São 13 programas e três interprogramas. Algumas novidades já entraram no ar, mas a maior parte estreia a partir desta semana. 

A 89.1 FM propõe ao seu público outro jeito de ouvir rádio. Além de novas atrações, os intervalos chamam atenção por ter menos comerciais e por abrir espaço para novas sonoridades, aguçando o ouvinte a mergulhar na riqueza desse universo. Paisagens do Espírito Santo tecidas em sons, gravadas em diferentes locais públicos, como praças, mercados e litoral, estão entre as novas sonoridades. O ouvinte também poderá contemplar, na interprogramação, a leitura de poesias pelos seus autores, por meio do projeto ‘Vai, poema!’, assim como a leitura de crônicas, com o ‘Crônicas de Carmélia’. 

Tudo isso sem deixar de lado a história! “A rádio é um patrimônio histórico, físico e cultural e isso precisava ser considerado na hora de reformular a grade. Estamos trazendo novidades, mas os programas tradicionais da rádio serão mantidos, apenas passarão por algumas adequações”, conta o gerente de Programação da Espírito Santo FM, Daniel Castanheira.

A nova grade chega também garantindo mais diversidade e inclusão. O time de locutoras merece destaque. Karen Vip estreia o programa de variedades ‘Pão na Chapa’, enquanto Luanna Esteves ficará à frente do ‘Vira-Tempo’. Além disso, Ana Clara Lanius assumiu, desde janeiro, a bancada do ‘Esporte em Primeiro Plano’. O time feminino ganha mais espaço, assim como as pessoas com deficiência, com o programa ‘Ponto a Ponto’, que será comandado por Manoel Peçanha, atual presidente do Instituto Luiz Braille do Espírito Santo. 

Confira mais detalhes da nova programação da Espírito Santo 89.1 FM: 

Abrindo a programação diária da Espírito Santo FM, o programa ‘Ponto a Ponto’ convida os ouvintes a começar o dia com mensagens positivas, boa música popular, e com destaque para interação. Sob a batuta de Manoel Peçanha, a atração aborda de maneira detalhada e bem-humorada informações sobre temas como clima, trânsito e acessibilidade, além de apresentar momentos de interação com o público com o quadro ‘Acerte o Som’. De segunda a sexta-feira, das 6h às 8h.

Em seguida, é a vez de Karen Vip comandar o ‘Pão na Chapa’, de segunda a quinta-feira, das 8h às 10h. No cardápio, o público encontra informações de utilidade pública, curiosidades e muita música, além de bate-papos com diversos convidados, para deixar as manhãs dos capixabas completas e cheias de energia.

Depois, Ferreira Neto assume o estúdio, na companhia de Rogério Spelta, com o ‘Agito Geral’: um programa feito para animar os dias e despertar o otimismo. Embalado por clássicos dos anos 60, 70 e 80, celebra os grandes nomes que marcaram gerações. O quadro ‘Máquina do Tempo’ garante o momento nostalgia dedicado aos sucessos que marcaram época. De segunda a sexta, das 10h ao meio-dia.

À tarde, o programa mais popular da emissora dos capixabas: ‘Sintonia do Povo’, com Zé Capiau. É líder de audiência na Espírito Santo FM, com foco em música popular, como sertanejo, brega, forró, arrocha, piseiro e vaquejada. De segunda a sexta, ao vivo, das 13h30 às 16h.

Das 16 às 18h, o universo pop ganha espaço na programação da Espírito Santo FM. O ‘Pop Top’ traz os maiores hits da música pop nacional e internacional com apresentação de Tino Junior.

À noite, Murilo Abreu abre os caminhos para a música autoral brasileira de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h no 'Ponte Aberta'. Além de uma playlist caprichada, o programa  traz informações e entrevistas dedicadas às canções autorais contemporâneas, muitas vezes chamadas de Nova MPB, com ênfase na produção capixaba.

Programação semanal

De segunda a sexta, das 22h às 23h, a Espírito Santo FM dedica essa faixa de horário a parcerias com personalidades e coletivos da comunidade. 

Na segunda, teremos o ‘Improviso’: o panorama do jazz em uma hora. Francisco Grijó, que é pesquisador, professor de literatura e autor do blog sobre jazz ‘Ipsis Litteris’, convida os ouvintes a uma verdadeira jornada musical. O programa é dedicado às diversas vertentes do jazz, com informações sobre épocas, estilos e curiosidades sobre autores, músicos, arranjadores e contextos históricos de gravações.

Às terças, na mesma faixa de horário, está o ‘Marca-texto’, programa sobre o universo da leitura e das escritas contemporâneas. Passa pela prosa e pela poesia, através da perspectiva de mulheres escritoras do Estado e de outros territórios. Apresentação das escritoras Carla Guerson e Aline Dias.

Quarta é dia de ‘Troca-discos’: uma viagem através do vinil. Fábio Machado, Juliano Serafim e parceiros do Bazar do Vinil cruzam gêneros, épocas e estilos diferentes reunidos em torno do universo dos vinis e outras mídias musicais de caráter vintage, das 22h às 23h.

Conduzido pela DJ  Carol Vargas, ‘Discotopia’ vai ao ar às quintas-feiras, das 22h à meia-noite, com reprise aos sábados, das 12h às 14h. A atração apresentará dois sets de DJs diferentes (2 mixtapes), promovendo uma verdadeira odisseia eletrônica ao ouvinte.

Sextou na 89.1 FM. E das 8h às 10h, Luanna Esteves assume o estúdio com o programa ‘Vira-Tempo’. Ao lado de Karen Vip, ela comanda um bate-papo com ouvintes e convidados sobre assuntos como literatura, cinema e internet, além de vários outros ligados à cultura geral contemporânea. O fio condutor da conversa serão as diferenças entre as gerações. 

Também às sextas-feiras, tem ‘Desconcertos’, com altas doses de música e aprendizado. A atração é uma parceria entre a Espírito Santo FM e a Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), e estreia como uma plataforma no diálogo entre a produção musical da faculdade estadual, sendo oferecida como atividade extensionista, sob a coordenação dos professores Daniel Moreira, Kallyne Alves e Felipe Pessin. Toda sexta, das 22h às 23h.

A nova atração de black music da Espírito Santo FM estreou no dia 18 de janeiro. ‘Espírito Soul’ vai ao ar aos sábados, das 19h às 21h, sob o comando de Saul Josias. Saiba mais sobre a atração. Acesse: https://www.fundacaocarmelia.com.br/nova-atracao-de-soul-music-na-espirito-santo-fm-89-1

Já aos domingos, de 10h ao meio-dia, é a vez de ‘O Choro é Livre’, um programa dedicado ao chorinho de todas as épocas, apresentado pelo pesquisador e compositor Francisco Velasco.  A atração mescla o inegável interesse histórico às novidades contemporâneas em torno de compositores e arranjadores, além de gravadoras, clubes e festivais que se dedicam ao Choro.

A pesquisadora musical e DJ Karine Nunes, conhecida como Karine Bolachas, comanda o ‘Forró Zine’, uma mixagem ao vivo em torno do forró a partir do protagonismo da cena capixaba, atravessando diversos territórios nacionais, e passeando pelo repertório do gênero entre clássicos e contemporâneos. Sempre aos domingos, das 16h às 17h.

Interprogramas

Além dos programas, a Espírito Santo FM 89.1 passa a exibir interprogramas, que são conteúdos mais curtos e sem horário fixo, pois são encaixados entre atrações da grade.

‘Crônicas de Carmélia’: Leituras de crônicas da escritora capixaba Carmélia Maria de Souza reunidas no livro “Vento Sul”, mescladas por depoimentos e memórias de convidados que a conheceram ou que mantêm alguma relação com a obra e a vida da autora.

‘Vai, poema!’: Pílulas poéticas, constituídas pela leitura de versos por seus próprios autores. ‘Vai, poema!’ é uma atração da Rádio MEC, do Rio de Janeiro, adaptada à realidade capixaba, que cria uma conexão entre a poesia capixaba e a de outros lugares por meio da Rede Brasil de Comunicação.

Assim como a literatura, a ciência também fará parte da interprogramação da Espírito Santo FM em 2025. O ‘Minuto da Ciência’, trará informações sobre o universo científico em torno dos temas “clima” e “oceano”. O programa será realizado em parceria com Laercio Ferracioli, físico astrônomo e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) dedicado à comunicação da ciência.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
Maíra Piccin
(27) 3636-6651
 www.fundacaocarmelia.com.br
 @fundacaocarmelia
 @tveespiritosanto
 @tveesportes
@espiritosantofm 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard