27/09/2010 18h10 - Atualizado em 21/01/2019 16h04

Recepção e bom atendimento aos cidadãos são destaques no primeiro dia de funcionamento da Central Faça Fácil

A primeira Central de Atendimento ao Cidadão do Estado, a Faça Fácil Cariacica, abriu as portas na manhã desta segunda-feira (27) reunindo 16 órgãos públicos e mais de 400 serviços diferentes para a população. Localizada em frente ao Terminal de Campo Grande, logo na abertura, às 8 horas, os cidadãos já buscavam atendimento e saiam satisfeitos com a recepção.

“Eu vim tirar a 2ª via da minha Carteira de Identidade. Estou achando tudo ótimo, muito bonito e fui muito bem atendida. E o melhor ainda é que é pertinho da minha casa”, disse a moradora de Cariacica, Elza da Penha Genuíno Pereira.

Gente do Interior do Estado também aproveitou os serviços da Central. Este foi o caso do morador de Colatina, Delair Dias, que estava em Cariacica e aproveitou para utilizar a Faça Fácil. “Gostei muito da recepção e do atendimento. Logo que a gente chega já vem alguém para nos receber e saber do que precisamos”, salientou.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heraclito Amancio Pereira Junior, acompanhou o início da operação da Faça Fácil nesta manhã. Para ele, o que mais se destaca na Central é a facilidade para a população. “O cidadão não vai mais precisar se deslocar para vários lugares para resolver sues problemas de documentação, por exemplo. Na Faça Fácil ele resolve tudo de uma só vez. Além disso, tem a facilidade da Central estar localizada em frente a um terminal do Transcol”, destacou.

O atendimento ao público na Central será de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados, das 08 às 13 horas. O cidadão é recebido por atendentes que orientam quanto ao serviço desejado e o encaminha para o guichê adequado. Cada órgão presente tem seu espaço separado para o atendimento. São cerca de 300 profissionais atuando na operação e atendimento da Central, dentre funcionários públicos e terceirizados.

Além dos guichês de serviços, a Central conta ainda com local específico para leitura, lanchonete e o Espaço Criança, uma área ambientada com recreação, para que os pais possam resolver seus problemas com tranquilidade, enquanto seus filhos se distraem e se divertem.

Na Faça Fácil os cidadãos têm acesso a diversos serviços: pagamentos de taxas, banco postal, passe livre, atestado de antecedentes, alistamento militar, seguro desemprego, título do eleitor, etc. A previsão é de que sejam realizados 6.000 atendimentos por dia na Faça Fácil Cariacica.

A construção do prédio da Faça Fácil foi realizada inteiramente no prazo contratado, de nove meses. O Consórcio Faça Fácil, formado por quatro empresas, é o responsável pela obra e gestão da Central, abrangendo o provimento de estrutura física, implantação, operação e manutenção. O valor pago pela totalidade dos serviços é de cerca de R$ 54,9 milhões, em cinco anos.

Órgãos participantes:

1- Da Administração Estadual:
 Seger, Polícia Civil, Detran, Sefaz, Cesan, Ceturb; Junta Comercial; Procon

2- Da Administração Federal:
 Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (antiga DRT), Correios;

3- Da Administração Municipal:
 Secretarias da Prefeitura da Municipal de Cariacica;

4- Do Poder Judiciário:
Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES)

5- Outros:
Banestes, Escelsa e Sinoreg-ES (Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo)

Os principais serviços e metas:

- emissão de Carteira de Identidade em no máximo 05 dias úteis;
- Carteira de Trabalho entregue em dois dias úteis após a solicitação;
- 2ª via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- licenciamento de veículos com todos os procedimentos necessários reunidos no mesmo espaço;
- emissão de título de eleitor para qualquer eleitor do Estado, independente de sua zona eleitoral;
- 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito emitida por qualquer cartório do Estado;
- Pagamento de taxa, abertura de empresas, atendimento ao consumidor;
- serviços de postagens;
- solicitação de CPF;
- solicitação de passe livre;
- serviços de religação de água e de energia elétrica.

Assessoria de Comunicação/Seger
Clarissa Scárdua