28/07/2017 14h55

Recursos aprovados pelo Bandes contribuem para dinamizar a economia de Castelo

O município de Castelo, na Região Sul do Espírito Santo, foi o destino de R$ 2,5 milhões aprovados pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), no primeiro semestre de 2017. Comparativamente, o valor aprovado pelo Bandes para os empreendedores castelenses é 80% superior ao mesmo período de 2016.

O município de Castelo é o segundo maior polo econômico do Sul do Estado, possui um comércio diversificado e indústrias de alimentação, confecções, tintas, limpeza industrial e extração e beneficiamento de minério e outros minerais. Na agricultura familiar, o destaque é o setor cafeeiro, a produção de hortaliças e a fruticultura.

“O Bandes está atento às potencialidades regionais do município de Castelo, como o agroturismo e o turismo de aventura que possuem um valor agregado enorme para os empreendedores locais por incentivar toda uma cadeia produtiva. Outra ação que o banco participa na região é com o Programa de Avicultura Industrial, beneficiando pequenos produtores de frango de corte e frigoríferos”, destaca Everaldo Colodetti, diretor de Crédito e Fomento do Bandes.

Do valor aprovado este ano, mais de 50% dos recursos tiveram como destino micro e pequenos empreendedores formais e informais do município, com os programas Nossocrédito e Seguir Crescendo, ambos coordenados pelo Bandes.

Novo Fundo aplicará cerca de R$ 50 milhões na Região Sul

Como outra alternativa para a região, o Governo do Espírito Santo lançou um novo fundo para o desenvolvimento das microrregiões Litoral Sul, Centro Sul e Caparaó. O Fundesul possui dotação inicial R$ 50 milhões do Tesouro Estadual e pretende impulsionar empreendimentos de pequenos e médios portes nos 27 municípios de abrangência.

De acordo com Everaldo Colodetti, o Fundesul contribuirá para a diversificação da economia local, além de impulsionar novos negócios na região. “O Bandes busca constantemente soluções inovadoras e customizadas para proporcionar o desenvolvimento regionalmente equilibrado. Esse fundo é a ferramenta que passamos a ter para trabalhar para atrair mais investimentos”, destaca Colodetti.

O Fundesul, que terá o Bandes como gestor e operador financeiro, será um passo na direção de diminuir a desproporção sulina em relação aos municípios da região metropolitana e também em relação ao Norte do Espírito Santo, que tem o incentivo da Sudene.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do Bandes