15/05/2017 17h35

Rede Cuidar é tema de reunião com Judiciário em São Mateus

Foto: Assessoria de Comunicação/Sesa

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, esteve em São Mateus, nesta segunda-feira (15), para conversar com representantes do Poder Judiciário da Região Norte sobre a Rede Cuidar. Desde o início, juízes, promotores e defensores foram informados desses projetos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e, nesta reunião técnica, receberam informações sobre o andamento dos trabalhos. O presidente do Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM Norte/ES), Osvaldo Fernandes de Oliveira Júnior, também participou do encontro, além de prefeitos e secretários municipais de saúde da Região Norte.  

 

“A Rede Cuidar propõe um novo modelo de cuidar da saúde da população. Cerca de 95% dos problemas da Região podem ser resolvidos na Unidade de Cuidado Integral à Saúde. Hoje, todos só pensam em hospitais, construir mais prédios. A Rede Cuidar traz um olhar central no atendimento primário da população. As pessoas vão ter um atendimento diferenciado, próximo de casa. Um milhão de pessoas vão deixar de circular pelo Estado à procura de atendimento. Ao procurar a unidade de saúde, o cidadão será encaminhado para a Unidade Cuidar, com consulta marcada e ali terá a acolhida de profissionais como enfermeiros, psicólogos, nutricionista e educador físico. As demandas serão resolvidas tudo em único lugar. O SUS no Espírito Santo tem um projeto”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

 

A abertura das unidades da Rede Cuidar pressupõe um processo de trabalho novo, em que a equipe de saúde da unidade produz um plano de cuidados para cada paciente. Esse plano é feito pelo conjunto de especialistas da unidade (médico, enfermeiro, nutricionista, educador físico, assistente social etc.) em função do problema de saúde do paciente. Assim, o paciente não mais sairá da consulta com o especialista levando receita médica e um pedido de exames. A partir da consulta, será gerado dentro da Unidade Cuidar um plano de cuidados, que vai ser gerenciado, no dia a dia, pela equipe de atenção primária do município onde esse cidadão mora.

 

A atenção primária, por meio do Programa de Saúde da Família (PSF), vai acompanhar o paciente para ver se ele está seguindo a dieta recomendada, se está fazendo atividade física, se está cuidando de uma lesão do pé diabético, se está tomando a medicação de forma adequada, se os exames que ele tinha que fazer foram realizados, enfim, isso tudo vai ser gerido pela atenção primária. E os dois serviços, PSF e Unidade Cuidar, vão interagir o tempo todo.

 

“Toda vez que a gente busca o diálogo na resolução das políticas públicas, em especial em uma área tão sensível como a saúde, a gente tenta efetivar projetos e planejamentos que visem atender a suas demandas com maior rapidez e com maior efetividade. A partir do momento que temos a oportunidade de poder sentar, dialogar, discutir soluções efetivas para resolução dos problemas de saúde coletiva a gente acredita que estes problemas serão resolvidos com muito mais rapidez e de forma mais efetiva”, destaca Bruno Pereira Nascimento, defensor público lotado em São Mateus, que representou os defensores públicos da Região Norte.

Ao todo, serão abertas cinco Unidades Cuidar. Além da Unidade da Região Norte de Saúde, em Nova Venécia; haverá uma na Região Sul de Saúde, em Guaçuí; duas na Região Metropolitana de Saúde, em Santa Teresa e em Domingos Martins; e outra na Região Central de Saúde, em Linhares.

 

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard