20/08/2010 19h44 - Atualizado em 22/01/2019 14h24

Rede de distribuição de gás para o interior é inaugurada em Cachoeiro

A primeira rede de distribuição de gás natural canalizado no interior do Espírito Santo foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (20) no Posto Santa Gema, na BR 101 em Cachoeiro de Itapemirim. Os 60 quilômetros de dutos, com capacidade de transporte de 600 mil m3/dia, abastecerão veículos, residências e indústrias da região. O investimento é da ordem de R$ 59 milhões.

Após dois anos de construção, o empreendimento já tem 19 clientes contratados, dentre eles indústrias como Cimento Nassau e Café Campeão, comércio e serviços como o Shopping Sul e pequenas empresas como padarias e restaurantes. A posição estratégica e o fato de ser um vetor da economia do Sul do Estado fez com que opção do local de implantação fosse Cachoeiro, cuja região abriga empresas dos setores de extração e beneficiamento mineral, produção de cimento, laticínios e transportes, além de ser o maior município do interior do Espírito Santo, com uma população de 200 mil habitantes.

Estiveram presentes na cerimônia o governador Paulo Hartung; o secretário de Estado Desenvolvimento Econômico, Márcio Félix, o presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto; a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster; o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione, além de representantes de órgãos públicos estaduais, municipais, empresários locais e funcionários da Petrobras.

Os 60 km da rede de distribuição vão do trecho entre o City Gate, derivando do Gasene (trecho Cabiúnas-Vitória), em Itapemirim, até o distrito de São Joaquim, em Cachoeiro. A tubulação de aço do gasoduto tem de quatro a oito polegadas de polietileno de 125 e 63 milímetros, e passa por propriedades particulares, rodovias estaduais e avenidas municipais.

O presidente da Petrobras Distribuidora, José Lima de Andrade Neto, lembrou em seu discurso que o Espírito Santo é um Estado que cresce acima da média nacional. “Por isso, é uma satisfação entregar esse insumo energético para a região. O projeto foi feito com capacidade instalada para transporte de 600 mil m3/dia, apesar do transporte inicial ser de 170 mil m3/dia. Fizemos isso porque a região terá, a partir da instalação do gasotudo, um aumento de investimentos e consequentemente de sua planta industrial”. Segundo ele, o crescimento de todas as regiões do Brasil é um valor cultivado pelo sistema Petrobras.

Para falar da chegada da distribuição do gás na região, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Márcio Félix, voltou ao tempo de Juscelino Kubitschek. “Naquele tempo, investir em desenvolvimento era abrir estradas. Ainda é, mas hoje, a distribuição de energia, como começamos a fazer aqui, é muito importante. Há alguns anos, trazer gás para essa região era um sonho impossível, mas hoje, Cachoeiro se torna um símbolo do novo Espírito Santo no que diz respeito á distribuição de energia, pois é o primeiro a receber a interiorização do gás”.

A emoção foi a tônica da fala do prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione. “Não posso deixar de citar o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Dias, a quem peço aplausos por participar do começo dessa iniciativa. Eu estava na equipe do Governo, como secretário do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, e lembro que o governador nos chamou em seu gabinete e nos perguntou se a distribuição de gás geraria empregos na região. Agora, como prefeito, digo que esse benefício chegou em um momento significativo para nossa região”.

Encerrando o evento, o governador Paulo Hartung lembrou da importância da diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster para o sucesso da empreitada. “Devo oferecer a você o título de amiga do Espírito Santo, tamanha sua importância no início dessa obra”. Ele também fez referência à história de Cachoeiro, que sempre foi um importante polo gerador de riquezas no Espírito Santo.

“Aqui, o café foi protagonista do primeiro ciclo de desenvolvimento econômico do Estado. Daqui há 30 ou 40 anos, quando olharmos para trás com o distanciamento histórico, veremos que hoje se inicia um novo tempo para a economia da região. Nasci no Sul do Estado e posso dizer por vivência própria: quando Cachoeiro cresce, toda essa região sorri”.

O governador também ressaltou que a energia é a base do desenvolvimento, e também lembrou o presidente Juscelino Kubitschek. “Como Márcio Félix disse, Juscelino pensou e fez estradas, mas também investiu em hidrelétricas. E a energia que vamos distribuir aqui não é apenas para uso veicular, mas também para uso doméstico e industrial. Será a propulsora do desenvolvimento com menos emissão de poluentes”, completou.

Assessoria da Secretaria de Governo
Caê Guimarães