24/07/2024 11h38

Rede Inova Café: Design de biofertilizantes modernos para lavouras de café é tema de novo vídeo

Foto: Caio Fabricius/Incaper

Está no ar o novo vídeo Rede Inova Café, no canal do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no YouTube. O tema da vez é “Design de biofertilizantes modernos para lavouras de café”.

Em parceria com a Rede Inova Café, a Universidade de Vila Velha (UVV) desenvolve a pesquisa de bioprospecção de microrganismos degradadores do glifosato.

Inicialmente, pesquisadores buscavam na planta de café conilon microrganismos resistentes e potenciais degradadores. Ao longo do percurso, identificaram que as bactérias degradadoras do glifosato estavam localizadas nas plantas daninhas resistentes ao glifosato.

No vídeo, o professor Alessandro Coutinho Ramos (UVV) apresenta com detalhes o perfil da pesquisa, etapas e direcionamentos do trabalho, que é voltado aos agricultores familiares do Espírito Santo.

Assista ao vídeo completo “Design de Biofertilizantes Modernos para Lavouras de Café” no canal do Incaper neste link.

Rede Inova Café:

É constituída por três eixos interconectados: Boas práticas e manejo; Absorção, efeitos e degradação; e Transferência de tecnologia. Os estudos realizados pela Rede Inova Café desenvolvem metodologias para o maior controle de plantas daninhas no cafeeiro, além de entender o metabolismo que ocorre nas plantas. As pesquisas são desenvolvidas com o propósito de difundir o conhecimento científico e a capacitação de técnicas de manejo em campo entre cafeicultores e seus grupos associativos.

O financiamento das pesquisas, no total de R$ 2,6 milhões, é realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e com o patrocínio da Nescafé.

Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC) do Incaper
Daniel Borges