30/05/2017 14h52

Região de Saúde Norte realiza semana de oficinas do projeto de planificação da atenção à saúde

Começou nessa segunda-feira (29) e segue até a próxima sexta-feira (02), na Região Norte do Espírito Santo, mais uma rodada de discussões e oficinas sobre o andamento do processo de planificação da atenção à saúde, movimento de organização e integração​ do atendimento do cidadão desde a unidade básica até a atenção ambulatorial especializada.

Serão cinco dias com oficinas da planificação, envolvendo cerca de 2.400 profissionais de saúde municipais, técnicos e gestores regionais e municipais. Ao todo, 14 municípios do Norte do Estado estão envolvidos nas atividades: Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

O objetivo dos encontros é identificar os principais problemas de saúde em cada região e organizar o atendimento ao usuário do sistema desde a unidade básica de saúde, observando como o cidadão é acolhido, quais são os problemas que precisam ser resolvidos dentro da atenção primária, quais devem ser encaminhados para a atenção especializada e como se dá o fluxo do paciente da atenção básica para a atenção especializada, além da organização do​s​ processo​s​ de trabalho dentro da​s​ unidade​s​​ básicas de saúde e da Unidade Cuidar Norte, a ser implantada, onde será oferecido o atendimento​ ambulatorial ​ especializado.​ Todo o processo foi discutido e pactuado entre os secretários de saúde municipais e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).​

As atividades serão realizadas ​mensalmente, até o mês de setembro, e tudo o que for discutido será colocado em um plano de ação, que ​vai sendo monitorado​ a cada período de dispersão, por cada município e equipe da Superintendência​.

Nessa segunda-feira (29), foi realizada a Oficina de Alinhamento Conceitual dos Facilitadores, que reuniu 105 profissionais da planificação dos municípios​ da Região Norte​, ​da Sesa (nível ​regional e ​central)​ e do CONASS​. O encontro foi na Escola Master, em São Mateus.

Segundo a superintendente de Saúde da Região Norte, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro, ​"​a implantação desse trabalho proposto pela planificação visa ​à revisão dos processos de trabalho ​da atenção primária​ à saúde​, ​promovendo uma nova forma de realizar um atendimento especializado​ e integrado​​, um novo modelo de cuidar da saúde da população", e completou: “nesta semana vamos trabalhar o tema “​A​tenção ​Primária à ​Saúde”, em que todos os envolvidos na área da saúde, tanto na esfera municipal como na esfera estadual, estarão presentes. Estamos confiantes nessa proposta e vemos as ​fragilidades e também as ​possibilidades ​e discutimos​ o  que ​podemos melhorar. Buscamos soluções em conjunto. É um momento muito positivo.”

Já nesta terça (30) e nesta quarta (31), será realizada a oficina “Atenção Primária à Saúde”, voltada para toda equipe ​ municipal​ (APS/ESF/PACS/VIS/ACE, UMI/Hospital, Coordenador, ​recepcionistas, motoristas, ​ Central Municipal de Regulação, NASF, etc).

Na quinta-feira (1º), serão realizadas oficinas tutoriais nas Unidades Laboratórios (UL) de São Mateus, Nova Venécia, Barra de São Francisco. O público-alvo dos encontros são as equipes das UL, as referências técnicas municipais, os facilitadores da planificação, os facilitadores do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e os coordenadores da APS.

E na sexta-feira (02), acontece o encerramento com a 5ª Reunião de Grupo Condutor Norte, para os membros do grupo condutor da planificação Norte ES que avaliam todo o processo e planejam a próxima etapa​.

Segunda (29/05)

- Oficina de Alinhamento Conceitual dos Facilitadores, na Escola Master, em São Mateus.

- Público-alvo: Facilitadores da Planificação Região Norte; Facilitadores da Planificação SESA – nível ​regional e ​Central.

Terça e quarta (30 e 31/05)

- Oficina 2: Atenção primária à saúde.

- Público-alvo: toda equipe APS/ESF/PACS/VIS/ACE, UMI/Hospital, Coordenador, Central Municipal de Regulação, NASF, etc.

Quinta (01/06)

- Oficinas Tutoriais nas Unidades Laboratórios (UL) em São Mateus, Nova Venécia, Barra de São Francisco e Pinheiros.

- Público-alvo: Equipes das UL, Referências Técnicas Municipais, Facilitadores Planificação, Facilitadores CONASS e Coordenadores da APS.

Sexta (02/06)

- 5ª Reunião de Grupo Condutor Norte.

- Público-alvo: Membros do Grupo Condutor da Planificação Norte ES.