14/12/2016 11h00

Região Norte realiza seminário para avaliar 2016 e perspectivas para o próximo ano

Para dar continuidade ao processo de Planificação da Atenção à Saúde na Região Norte, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), realiza um seminário para avaliar o ano de 2016 e as perspectivas para 2017 na região. O evento acontece nesta sexta-feira (16), às 8 horas, na 2ª Igreja Batista de São Mateus.

O encontro vai reunir a equipe da Sesa e da Superintendência Regional de Saúde de São Mateus, coordenação da Comissão Intergestora Regional (CIR) Norte, representantes do Conass e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), gestores municipais, prefeitos e Ministério Público Estadual (MPE).

Segundo a superintendente da regional de Saúde de São Mateus, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro, o evento tem o objetivo de fazer uma avaliação desde o lançamento da Planificação.  “O processo de Planificação da Atenção à Saúde foi pactuado em julho deste ano e está acontecendo dentro de um cronograma, portanto estamos em constante processo até finalizá-lo”, afirma.

Nestas quarta (14) e quinta-feira (15), por exemplo, acontece a terceira oficina tutorial nas unidades-laboratório de Barra de São Francisco, Nova Venécia e São Mateus. As oficinas visam pensar na reorganização do processo de trabalho das Unidades Estratégicas de Saúde da Família, e estão acontecendo desde setembro, envolvendo 24 referências técnicas municipais. As oficinas são ministradas por facilitadores capacitados pelo Conass, que forneceu a metodologia para a implantação da planificação da atenção à saúde no Espírito Santo e está oferecendo consultoria neste projeto.

A superintendente explica que o próximo passo do processo de Planificação é integrar a atenção primária à atenção ambulatorial especializada. Por isso, nesta quinta-feira (15), também será realizada, na Unidade Cuidar Norte, em Nova Venécia, um encontro técnico entre os facilitadores regionais da Planificação para discutir de fato essa integração.

“Ao finalizar as oficinas tutoriais, nas quais os profissionais que atuam diretamente nas unidades de saúde da família estão revendo o processo atual e identificando como se reorganizar para funcionar de forma integrada, vamos entrar com a integração da atenção primária à ambulatorial especializada”, conta Pretta Cani.

Serviço:

Seminário de Avaliação de 2016 e Perspectivas 2017

Data: 16 de dezembro de 2016 (sexta-feira)

Horário: das 8h às 12h

Local: 2ª Igreja Batista de São Mateus. Endereço: Rua Pernambuco, nº 1, bairro Boa Vista.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges