08/09/2021 16h30

Regime de colaboração dá suporte a professores no processo de alfabetização dos estudantes capixabas

Nesta quarta-feira (08), é comemorado o Dia Mundial da Alfabetização, uma importante etapa de escolarização dos estudantes. As escolas públicas do Estado contam com o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que é uma iniciativa da Secretaria da Educação (Sedu), desenvolvida em regime de colaboração com os municípios, com o objetivo de apoiar os professores das redes Estadual e municipal no processo de alfabetização dos estudantes capixabas.

A premissa é assegurar educação de qualidade para todos os estudantes capixabas, por meio de ações conjuntas entre o Estado e os municípios. Para alcançar os objetivos, o Paes fomenta ações a fim de promover a melhoria contínua da aprendizagem. Essas ações estão divididas em três eixos de atuação: apoio à gestão; fortalecimento da aprendizagem; e planejamento e suporte.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, distribuiu materiais didáticos do Paes para todas as escolas da rede pública capixaba, por meio das secretarias municipais da Educação. O material didático complementar do Paes é um recurso pedagógico que oferece subsídio ao trabalho do professor, para que aconteça o desenvolvimento da aprendizagem do estudante de forma significativa e equânime, levando em consideração a singularidade dos estudantes.

O material propõe uma rotina didática para as salas de alfabetização, com foco na apropriação do sistema de escrita alfabética, trazendo atividades de leitura, escrita e produção de textos. Foi estruturado a partir de tempos didáticos que orientam o docente em dois momentos: tempo de leitura e oralidade e tempo de escrita. Ambos, são contemplados no material do aluno e no material do professor, expressando a perspectiva de alfabetização e letramento imersa nas práticas socioculturais de oralidade, leitura e escrita, abordadas no currículo do Espírito Santo para os anos iniciais do Ensino Fundamental.

A disponibilização do material didático complementar, intitulado “Coleção Paes”, é para todos os estudantes e professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública capixaba. Somado à formação do ciclo de alfabetização, o material contribui para o fortalecimento da aprendizagem, potencializando, assim, o regime de colaboração entre Estado e municípios, no sentido de assegurar o direito de aprender das crianças capixabas.

O material foi resultado da parceria com o Governo do Ceará, sendo ressignificado por profissionais da Rede Estadual de Ensino capixaba, que buscaram aproximar esse recurso pedagógico da realidade sociocultural, perspectivas metodológicas e práticas de alfabetização do território.

É destinado a quem?

Destinado a estudantes e professores dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, o material didático complementar do Paes tem como objetivos:

- A alfabetização das crianças na perspectiva do letramento;

- Formar professores no contexto da prática;

- Propor uma rotina didática com a organização dos tempos didáticos;

- Atividades e aplicabilidade em sala de aula;

- Orientar pedagogos e professores sobre a utilização do material didático complementar.

A proposta do material didático complementar está pautada em três eixos:

Linguística; Apropriação do sistema de escrita alfabética; e Organização didática e materiais.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata