Regimento Montado forma turma que vai atuar nos Territórios de Paz
O Regimento de Polícia Montada (RPMont) da Polícia Militar formou mais 22 alunos na manhã desta sexta-feira (24). Os militares que receberam o diploma foram preparados durante seis semanas para as atividades de tropa montada e irão atuar nas áreas de Território de Paz na Grande Vitória.
A formatura foi marcada por uma solenidade na sede do Regimento, em Carapina, na Serra, e contou com a presença do comandante geral da PM, coronel Oberacy Ememrich Júnior, o comandante da Unidade, tenente coronel Carlos Henrique Pereira França e outras autoridades militares.
“Em diversas situações que exigem a presença policial o Regimento de Polícia Montada esteve presente, dando suporte aos comandantes de áreas e dos Batalhões para o reforço no policiamento. Agora, o RPMont também se faz presente nas áreas de Território de Paz. Essas são metas estabelecidas pelo Comando Geral da PM para o combate à criminalidade, e que os formandos saibam aplicar os ensinamentos que tiveram aqui com sabedoria e profissionalismo”, disse o tenente coronel França.
Os formandos receberam o diploma de conclusão do curso com aplausos do público que pode presenciar uma exibição de adestramento denominada Carrossel. Durante o evento, houve a homenagem ao primeiro colocado, soldado Breno Thomaz da Silva, 24 anos, pelas boas notas alcançadas. Ele, que atua na área do 4º Batalhão, em Vila Velha, disse estar preparado para as ações de policiamento montado em Terra Vermelha, onde funciona um Território de Paz.
“Trabalhar no Território de Paz com esta modalidade é uma honra para mim. Sempre gostei de cavalos e do trabalho policial, e unir as duas coisas me deixa realizado. Lidar com este animal é sempre uma surpresa, mas, ao mesmo tempo, um aprendizado. É necessário uma confiança mútua, entre o cavaleiro e o cavalo, para que tudo saia bem”.
Ao final do evento houve o descerramento da placa de conclusão de curso, afixada no saguão principal do Regimento de Polícia Montada.
Sobre o curso
O curso de Tropa Montada II teve início no dia 16 de agosto e se estendeu até 23 de setembro. Durante o treinamento, os militares foram capacitados nas questões referentes ao manejo e emprego dos cavalos para as atividades de tropa montada. Instrução sobre teoria e prática de policiamento montado, tiro defensivo montado e abordagem policial a cavalo foram algumas das atividades desenvolvidas no curso. Além disso, os participantes puderam aprender a como lidar com o animal, com instrução de equitação e noções de veterinária. O curso, que durou seis semanas, teve uma carga horária de 236 horas.
Em equitação, os militares aprenderam todas as técnicas necessárias para o emprego dos equinos na rotina policial e como aliar o trabalho conjunto entre homem e cavalo. Na parte veterinária, os policiais puderam conhecer melhor a alimentação destinada aos animais, o manejo, a podologia, psicologia equina, prevenção e tratamento de doenças. As instruções foram voltadas para a otimização do emprego operacional dos equinos nas atividades de segurança pública em diversas situações do cotidiano, como o policiamento de referência em grandes centros urbanos, saturação de áreas e policiamento em eventos esportivos e culturais.
Território de Paz
O reforço da interação com as comunidades faz parte das ações do Território de Paz, projeto que consiste em núcleos estruturados de policiamento interativo em regiões com alto índice de criminalidade. Atualmente, as regiões de São Pedro, em Vitória; Terra Vermelha, em Vila Velha; Nova Rosa da Penha, em Cariacica; e Vila Nova de Colares e Feu Rosa, na Serra, e Grande Betânia, em Viana, são atendidos pelo programa.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Polícia Militar do Espírito Santo
Geiza Ardiçon/ Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862/ 9846-8680/ 3224-5613
geiza.ardicon@sesp.es.gov.br
sandra.dalton@sesp.es.gov.br