Representantes capixabas no Parlamento Juvenil do Mercosul retornam ao Estado
Já estão de volta ao Espírito Santo os representantes do Estado no Parlamento Juvenil do Mercosul: o aluno Eduardo Mariano da Escola Estadual de Mucurici e o professor Eduardo Simões participaram de um encontro em Montevidéu, no Uruguai, onde tiveram a oportunidade de discutir sobre diversos temas relacionados aos países do Mercosul, como Educação, juventude e diversidade cultural, além de interagir com outros jovens parlamentares de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Colômbia.
“O evento foi fantástico. Foram dias maravilhosos de muita aprendizagem, troca de idéias e convivência com outros povos e culturas. Tivemos também a presença do chanceler Celso Amorim, do presidente do Uruguai, José Mojica, além de políticos dos outros países membros e associados ao Mercosul”, afirmou o estudante. Ele contou ainda que um dos pontos fortes do evento foi a construção de idéias. “Espero que algumas propostas que fizemos sejam aceitas pelos políticos do Mercosul. Foi uma interação muito grande e produtiva”, ressaltou. Eduardo lembrou que o mandato de um jovem parlamentar é de dois anos e que espera vivenciar nesse período muitas outras experiências dentro e fora do Brasil. “No próximo mês vamos relatar a nossa experiência para outros estudantes do Ensino Médio em um encontro em São Paulo”, comentou.
Eduardo Mariano |
O professor Everaldo Simões destacou o desempenho dos estudantes brasileiros durante o encontro. Ele ficou responsável pelos estudantes de Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Todos os alunos do Brasil foram bem elogiados pelos participantes de outros países. Os professores dos outros países ficaram encantados e um dos pontos altos foi a discussão da diversidade cultural. Para ele, a passagem pelo Uruguai mostrou o quanto a Educação no Brasil tem avançado. “Pude notar que o nosso país está crescendo bastante em relação aos outros países do Mercosul. Lá, existem cobranças que aqui no Brasil já foram superadas. Somos mais avançados, por exemplo, no uso de tecnologias na Educação”, afirmou o professor. Everaldo participou ainda da coordenação de grupos de discussão e da mediação de mesas no evento.
O Programa Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto de participação juvenil que teve origem no Uruguai e é apoiado por países como Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia e Paraguai. O objetivo é contribuir para a formação política e cidadã dos jovens, dando-lhes ferramentas para que possam participar ativamente de grupos e comunidades que promovam a cidadania.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Álvaro Muniz e Daniele Bolonha
Tels.: 27 3636-7705 / 3636-7706 / 3636-7707
E-mail: amneto@sedu.es.gov.br / dtbolonha@sedu.es.gov.br/ elmorati@sedu.es.gov.br
Texto: Elton Lyrio Morati