08/10/2010 22h00 - Atualizado em 21/01/2019 12h28

Representantes de estatais de TI visitam Data Center do Prodest

Representantes de estatais de tecnologia da informação estiveram, na tarde desta sexta (08), na sede do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), em Vitória.  A visita teve como objetivo conhecer o funcionamento do primeiro Data Center do Estado, que será inaugurado no próximo dia 20.

A atividade faz parte da 96ª Reunião de Diretores Técnicos da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), que terminou nesta sexta. A diretora técnica do Prodest, Sylvia Abaurre, e o assessor técnico Renato Ferraz mostraram a estrutura do Data Center, com destaque para a sala cofre que possui 159 m² e protege os equipamentos eletrônicos de fumaça, água, fogo, vandalismo, pequenos desmoronamentos e roubos.

Também foram visitadas a sala colocation (espaço destinado para que servidores de outras instituições estatais estejam hospedados) e a sala de controle, onde está instalado o vídeo wall, composto por três monitores de LCD com 87 polegadas.

“Acredito que esse Data Center será uma referência nacional, principalmente no que se refere à segurança dos dados e das pessoas que trabalham no ambiente. Sem dúvida, é um investimento de grande porte”, elogia o subcoordenador de Aplicação de Sistemas Corporativos da Coordenadoria de Operações de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio Grande do Norte (Cotic-RN), André Maranhão.


Banda Larga

Na manhã desta sexta, foram debatidos o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) e o Fórum Brasil Conectado, lançados neste ano. Participaram da atividade os assessores da Presidência da República, José Luiz Maio de Aquino e Paulo Eduardo Henriques Kapp, membros do Comitê Gestor do Brasil Conectado.

Na avaliação de Aquino, a utilização da banda larga no País é pequena devido ao custo do serviço, que é um dos mais caros do mundo. “A nossa estimativa é que 40 milhões de domicílios até 2014 tenham acesso à internet de alta velocidade num valor bem acessível. Precisamos do apoio dos estados e dos municípios para que isso seja concretizado”, finaliza.

 

 



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Prodest
Eric Lopes Menequini
Tel.: (27) 3224-6586
comunicacao@prodest.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard