06/03/2018 11h55

Residência inédita no Estado tem Hospital Dr. Jayme como referência

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, recebeu a primeira turma da residência em Medicina de Emergência, uma especialidade nova no Brasil e inédita no Espírito Santo. O curso, com duração de três anos, tem o objetivo de capacitar médicos para o atendimento a urgências e emergências.

Segundo o supervisor da residência em Medicina de Emergência, Leonardo Goltara, a especialidade é estratégica para os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS).

“A Medicina de Emergência foi reconhecida há pouco tempo como especialidade e entendemos que a área é fundamental para garantir acesso a todos os usuários do SUS. Ao final do curso, o profissional estará preparado para liderar o atendimento em diferentes níveis de gravidade, perfazendo todas as áreas da medicina”, explicou Goltara.

O setor de Urgência e Emergência do Hospital Dr. Jayme é o maior do Estado, registrando cerca de seis mil atendimentos por mês. O volume de pacientes e a gravidade dos casos permitem que os profissionais desenvolvam habilidades e competências clínicas e cirúrgicas, incluindo o atendimento pré-hospitalar e o suporte intensivo.

Para a médica Tamara Fialho, a escolha da residência levou em conta a paixão pela área. “Já atuo em emergências e me sinto motivada na área. A adrenalina e a pressão do dia a dia me fazem querer melhorar sempre, por isso, escolhi essa residência. A especialização é uma necessidade da profissão e a Medicina de Emergência é uma novidade no mercado”, contou Tamara Fialho, residente de Medicina de Emergência.

O programa, com apenas duas vagas, estabelece novos padrões de atendimento e perfil dos profissionais.

Para o diretor técnico do Hospital Dr. Jayme, Eric Teixeira Gaigher, a especialidade pode contribuir para otimizar o tempo de resposta e preparar médicos com uma visão multidisciplinar dos casos.

“Trabalhamos para ser referência em ensino e pesquisa, e buscamos o que há de mais atual na área de medicina. No Hospital Dr. Jayme, esses profissionais terão à disposição uma excelente estrutura, com profissionais extremamente capacitados. A formação trará expertise em diferentes áreas do conhecimento e uma gestão ampliada da urgência e emergência”, disse o diretor técnico da unidade.

 

Residência em Medicina de Emergência

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica.

O programa de residência em Medicina de Emergência é ofertado pela Faculdade Multivix, em parceria com o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves e o Hospital Evangélico de Vila Velha.

 

 

 

Informações à imprensa

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves

Ravane Denadai

(27) 99274-5245

comunicacaohejsn@gmail.com

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

E-mail: asscom@saude.es.gov.br

Tels: (27) 3347-5642/3347-5643

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard