Residentes organizam encontros para abordar importância da prevenção do Diabetes
Para conscientizar sobre os cuidados e a prevenção do Diabetes, os residentes do Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade, do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), estão desenvolvendo ações em Unidades Básicas de Saúde (UBS), alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, data que é lembrada no próximo domingo (14).
As ações acontecerão em forma de encontros junto às comunidades onde os profissionais atuam. Em Aracruz e Colatina, os residentes vão realizar palestras aos usuários de Unidades Básicas de Saúde e moradores que ainda não fazem acompanhamento da doença. Os encontros terão o objetivo de explicar sobre o Diabetes e a Hipertensão.
Segundo o médico residente Juair Pereira Brum Junior, a equipe mapeou a região próximo ao bairro Nossa Senhora Aparecida, em Colatina, e observou a demanda dos moradores. “Vimos que há uma demanda de moradores com pré-diabetes, diabetes e hipertensão que não seguiam dietas e atividades físicas”.
Já em Aracruz, o encontro está marcado para a próxima terça-feira (16), às 8 horas, na UBS CAIC, no bairro Fátima. “Já avisamos para a comunidade e esperamos 20 moradores para o próximo encontro. Nossa expectativa é que as pessoas que estão sem acompanhamento também compareçam às reuniões”, disse a médica residente Carolina Santolin Peixoto.
As residências
Os Programas de Residências Médicas e Multiprofissionais tiveram início em março de 2020, com o objetivo da formação de profissionais de saúde e especialistas de forma descentralizada, garantindo a todas regionais do Espírito Santo uma formação profissional de qualidade, metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem e possibilitando a fixação de profissionais fora da Região Metropolitana.
O grande diferencial da residência é a formação dos profissionais com 80% da carga horária realizada de forma prática, seguindo uma visão humanista, reflexiva, crítica e qualificando os residentes para o exercício na especialidade escolhida, pautados em princípios éticos e com o conhecimento dos diferentes cenários da rede de saúde. Os 20% restantes da carga horária de formação educacional abordam temas, como a competência do cuidado, da gestão, da investigação e da educação em saúde.
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