25/08/2023 14h20

Resultado do Bandes no semestre tem impacto socioambiental aliado ao desempenho financeiro

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) tem a missão de apoiar e promover o desenvolvimento sustentável capixaba, e o seu negócio é prover soluções para fomentar a economia por meio de apoio financeiro, gestão de Fundos de Fomento e prestação de serviços para os setores público e privado. Com base nessa perspectiva, o balanço semestral do banco capixaba, divulgado nesta semana, mostra o desempenho da instituição no desenvolvimento de negócios, com impacto transformador da realidade econômica do Espírito Santo.

O banco trabalha para ampliar os produtos e serviços ofertados aos empreendedores do Espírito Santo e vem apostando no fortalecimento e na atração de investimentos estratégicos, por meio de financiamentos, investimento em inovação e na indústria, além do financiamento aos municípios na busca de novas fontes para financiar projetos do Estado.

Com resultado de R$ 39,4 milhões, os recursos liberados pela instituição para investimento e capital de giro alcançaram R$ 586,9 milhões, valor 12,7% superior ao alcançado no mesmo período do ano anterior. Os bons números refletem o processo que abrange desde a atualização do planejamento estratégico, a reestruturação financeira, a revisão de portfólio de produtos e serviços até a reformulação do modelo comercial do banco.

O resultado é fruto dos novos produtos disponibilizados pelo Bandes no mercado, mas também e, especialmente, da boa gestão de aplicações financeiras, dos processos de renegociação de contratos e de recuperação de créditos. A carteira de crédito do Bandes demonstra o esforço de diversificação, resultado da atuação do banco em ampliar o acesso aos recursos e as oportunidades de investimento, em diferentes nichos de mercado.

Atualmente, a atividade agropecuária atingiu 36% em junho e as demais atividades econômicas vêm ganhando maior representatividade: o setor de serviços participa com 22%, o da indústria com 21%, o comércio detém 16% e a administração pública 5%.

O Bandes tem passado por uma modernização com a revisão de processos e o investimento em tecnologia para buscar fortalecer a função que desempenha no desenvolvimento sustentável, atendendo com cuidado as necessidades de cada região, tanto na iniciativa privada quanto no setor público. A ampliação do portfólio de produtos para impulsionar o novo ciclo de desenvolvimento, com linhas de crédito adequadas ao novo cenário, também vem sendo uma das prioridades da atuação do banco capixaba.

As liberações vinculadas aos serviços prestados pelo banco como operador de fundos alcançaram R$ 131,9 milhões em liberações vinculadas. São investimentos ligados ao Programa Reflorestar, focado em ampliação da Mata Atlântica capixaba e na preservação de nascentes; o Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec), impactando o setor de inovação; o Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), ligado às cooperativas agrícolas, e à Fundação Renova/Saneamento Prefeituras.

Os recursos aprovados para o ecossistema de inovação, de janeiro a junho deste ano, alcançaram R$ 27,3 milhões em financiamentos. O valor é três vezes superior ao alcançado em 2022. São investimentos para fomento à ciência, tecnologia e inovação, com repasse de recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), inclusive no interior do Estado, com apoio a projetos transformadores de realidades locais.

Com o Programa Retomada, decorrente do convênio firmado com o BID, o banco capixaba liberou o valor de R$ 13,3 milhões em créditos para apoiar a sustentabilidade financeira de curto prazo das micro, pequenas e médias empresas capixabas.

Os fundos de fomento são um dos principais mecanismos adotados pelas políticas públicas de desenvolvimento para financiar empreendimentos previstos em programas estruturantes, possibilitando a ampliação de ações em benefício ao bem-estar da população. No Estado, o Bandes é o principal gestor dos fundos estaduais destinados a diferentes políticas de desenvolvimento, como ciência, sustentabilidade e saneamento básico, por exemplo.

Essa atuação faz parte da estratégia do Bandes de promover o desenvolvimento sustentável para a população capixaba, graças às ações que procuram satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as próprias necessidades. Por isso, o Bandes atua em programas ligados ao desenvolvimento tecnológico e inovação, como o Funcitec, o incentivo à recuperação de áreas degradadas, como o Reflorestar, e a disponibilidade de recursos para projetos de saneamento básico, entre outras ações.

Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br/credito

Gerência de Comunicação Institucional do Bandes