Resultado preliminar do 1º Ciclo do Edital Publicação de Artigos Técnico-Científicos é divulgado
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou o resultado preliminar do 1º Ciclo do Edital Fapes 05/2023 – Publicação de Artigos Técnico-Científicos. Nesta etapa foram selecionadas sete propostas, sendo uma nacional e as demais internacionais.
Os artigos são estudos realizados nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra. O Edital de apoio à publicação de artigos técnico-científicos em periódicos nacionais e internacionais tem como objetivo divulgar a produção e as atividades técnico-científicas e de inovação, desenvolvidas nas instituições de ensino e de pesquisa sediadas no Espírito Santo.
O total de investimento da Fapes neste Ciclo é de aproximadamente R$ 43 mil, provenientes do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec).
Clique aqui e conheça as propostas selecionadas.
Os recursos administrativos deverão ser encaminhados por via eletrônica ao e-mail recursoadministrativo@fapes.es.gov.br no período de 17 a 23 de março, por meio do Formulário de Recurso Administrativo disponível na página https://fapes.es.gov.br/formularios.
As novas propostas de publicação de estudos podem ser submetidas em fluxo contínuo, conforme cronograma estabelecido no edital:
Ciclo 02 do Edital
O Ciclo 02 do Edital já está aberto com prazo de submissão até o dia 05 de abril. Podem submeter propostas, pesquisadores e estudantes que exercem efetivamente atividades de pesquisa ou de desenvolvimento em instituições de ensino e/ou pesquisa no Estado.
A chamada pública oferece apoio financeiro para a publicação de artigos técnico-científicos em periódicos acadêmicos ou científicos nacionais e internacionais, que exponham resultados de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação.
O diretor Técnico-Cinetífico da Fapes, Celso Saibel Santos, explicou sobre novidades do Edital de 2023. “Diferentemente da chamada de apoio à publicação lançada em 2022, este edital traz boas novidades para os pesquisadores e pós-graduandos. Nós readequamos o edital para que ficasse atualizado com a última divulgação do Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que divulgou o Qualis no final do ano passado e mudou os níveis de classificação dos periódicos. Com isso, nós adaptamos nossa tabela de apoio a essa atualização”, explicou Celso Saibel Santos.
O diretor também falou sobre outra inovação da chamada pública que a torna mais abrangente. “A Fapes também abriu a possibilidade de que se um periódico não está no Qualis-Capes, mas tem um impacto significativo para a comunidade científica nacional e internacional, também pode ser financiado, ou seja, até 2022, nós só financiávamos a publicação de artigos científicos em veículos que estavam na lista do Qualis-Capes. A partir deste edital para 2023, se o proponente mostrar que tem uma publicação em um periódico de forte reputação que não está no Qualis-Capes, como nas plataformas Scopus ou ISI Web of Science, que são internacionais, ele pode conseguir receber o financiamento necessário para ter seu artigo publicado”, afirmou Celso Saibel Santos.
O edital investe R$ 300 mil na difusão científica das pesquisas realizadas no Espírito Santo. O recurso é oriundo do Funcitec e está distribuído em dez ciclos.
Serviço:
Resultado Preliminar do Ciclo 01 do Edital Publicação de Artigos Técnico-Científicos
- Clique aqui e acesse o resultado
- Prazo para recursos administrativo: de 17 a 23/03/2023
- Prazo para submissão de propostas no Ciclo 02: até 05/04/2023
- Clique aqui e acesse o Edital na íntegra
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br