21/08/2017 11h13 - Atualizado em 21/08/2017 11h25

Retomada dos investimentos privados em energia é tema de destaque do IX Fenergia

A retomada sustentável dos investimentos privados em energia é o tema de debate na 9ª edição do Fórum Capixaba de Energia (Fenergia) que está sendo realizado nesta segunda (21), no Hotel Golden Tulip, em Vitória.

O Fórum é uma realização da Multieventos, com o apoio institucional da Agência de Regulação dos Serviços Públicos (ARSP) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Espírito Santo (Sedes).

Em discurso, o governador Paulo Hartung ressaltou que o Fenergia é um importante evento para manter o debate sobre o segmento em terras capixabas. Hartung defendeu a importância do setor para o desenvolvimento socioeconômico do país. "O setor de energia é fundamental para vida e desenvolvimento do país. Atualmente, este setor é testemunha de que quando um governo quer intervir na produção, ele gera estagnação. O intervencionismo que foi feito no setor elétrico do país gerou uma desorganização que vai demorar para reorganizarmos. O mesmo aconteceu com a Petrobras subsidiando custo dos combustíveis", lamentou.

Paulo Hartung defendeu que os gestores públicos de áreas produtoras de petróleo reduzam o percentual de arrecadação sobre os royalties em áreas que tiveram queda da produção. "Na área de petróleo e gás, precisamos pensar na flexibilização da cobrança de royalties naqueles locais com produção em declínio. Isso é uma mudança de comportamento que pode gerar novos investimentos e criação de empregos", ponderou.

O governador finalizou ressaltando: "o bom Governo é aquele preocupado em políticas públicas transformadoras para sociedade, principalmente, em ações focadas na educação, qualificação e dar oportunidades para nossos jovens", completou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, ressaltou a importância do setor e do evento para a agenda de desenvolvimento capixaba. "A produção e a geração de energia, se considerarmos petróleo e gás, representam cerca de 40% dos investimentos que o setor deve receber nos próximos anos. Precisamos focar na estruturação dessa agenda, para que o Espírito Santo aproveite essas oportunidades. E o Fenergia contribui para essa agenda, à medida que permite a reflexão desses temas pelos setores públicos e privados".

O diretor de gás e energia da ARSP, Carlos Yoshio Motoki, saudou a todos os presentes e lembrou que a Agência foi criada há um ano, com o objetivo de fortalecer a regulação no Estado e que é importante criar um ambiente seguro para os investidores do setor. "Para nós da ARSP, é grande a satisfação em participar deste evento, pela oportunidade de contribuir para o debate de temas essenciais ao país, em especial ao Espírito Santo, que é grande produtor de petróleo e gás natural, e com condições favoráveis à implantação de empreendimento de geração distribuída e de base por termoelétricas a gás natural, tema que provavelmente será debatido no evento", disse Motoki.

O evento

O Fernergia, evento já tradicional na agenda do setor, reúne diversos especialistas e principais autoridades do setor de diversas partes do país. Por meio de palestras, trocas de informações e discussões sobre um dos temas mais importantes e estratégicos no país e no Espírito Santo, estão sendo realizados cinco painéis, em um total de aproximadamente 10 horas de duração, com pautas pontuais sobre o mercado.

O Fenergia prossegue na parte da tarde e estão em pauta questões como financiamento dos investimentos em energia, desenvolvimento da cadeia produtiva e oportunidades para as pequenas e médias empresas.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da ARSP:

Luisi Pessôa 3636.8511 / 99839.1508 / comunica@arsp.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro

3636-9708 / 99942-9537 / manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães

3636-9707 / 988174824 / marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado

Leonardo Nunes / (27) 9.99445215

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard