04/05/2017 16h45

Rio Bananal vai unir esforços com o Estado por meio do Pacto pela Aprendizagem

Foto: Assessoria de Comunicação/Sedu

O município de Rio Bananal realizou, na noite desta quarta-feira (03), uma solenidade de assinatura do termo de adesão do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). O secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, esteve com o prefeito Felismino Ardizzon para celebrar a união de esforços entre o município e Governo do Estado para fortalecer a aprendizagem dos estudantes capixabas.

A melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização, é o principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

Para Haroldo Rocha, o Pacto é uma ação colaborativa para melhorar o resultado das escolas. Nunca tivemos no Espírito Santo algo semelhante e queremos dar um passo a frente com impacto direto na aprendizagem. Esse é o primeiro passo, unindo esforços vamos ser, se não a melhor, uma das melhores Educação do país. O trabalho será coordenado com muita metodologia. Agradeço ao município pelo apoio e o que nos anima e estimula é poder olhar pra frente e focar para alcançar os resultados”, destacou Haroldo Rocha.

Para o prefeito de Rio Bananal, Felismino Ardizzon, assinar esse termo de adesão é dar mais um enorme passo rumo ao futuro. “É um programa novo e vamos acompanhar o desenvolvimento da educação não só em nosso município, mas como em todo o ES. Essa é a nossa busca para crescermos juntos e melhorar o aprendizado dos estudantes. Teremos muito trabalho e certamente um resultado proveitoso no final".

A solenidade contou também com a presença da deputada estadual Eliana Dadalto; da secretária municipal de Rio Bananal, Janete Carminate Falcão Malavase; do coordenador do Paes, Eduardo Malini e de autoridades locais e educadores.

Visita às escolas da região

Na quarta-feira (03), antes da solenidade em Rio Bananal, o secretário visitou as escolas estaduais Primo Bitti, Caboclo Bernardo, Ermentina Leal e Monsenhor Guilherme Schmitz, que ficam em Aracruz. Lá, conversou com as equipes escolares de cada uma das unidades e também participou de uma feira recheada de projetos desenvolvidos pelos estudantes da escola Ermentina Leal.

“A presença do secretário fortalece a relação entre comunidade, escola e Sedu. Isso aumenta a autoconfiança dos estudantes e de toda a equipe. Ficamos muito gratos por vir até aqui, nos ouvir e constatar o nosso crescimento”, disse o diretor da Escola Caboclo Bernardo, Edimar Francisco Nunes.

Já nesta quinta-feira (04), o secretário aproveitou para visitar as escolas localizadas nos municípios de Rio Bananal, Linhares e mais duas outras escolas de Aracruz.

Em Rio Bananal, Haroldo Rocha esteve na Escola Municipal Tia Amélia, que atua com estudantes de 01 a 05 anos. Lá, conheceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais, que agora será alinhado ao Pacto pela Aprendizagem no ES (Paes) com a adesão do munícipio, e também visitou todos os espaços da unidade que foi construída com recursos repassados pela Sedu.

Para a pedagoga da Escola Bananal, Marinete Pinheiro Regly, a conversa do secretário com os professores foi muito bacana. “Estamos trabalhando com qualidade e o resultado do Paebes demonstra isso. Ver de perto a nossa realidade e como trabalhamos nos dá mais segurança para continuarmos buscando bons resultados”.

Além da escola municipal, também receberam a visita às escolas Bananal e Família Agrícola. À tarde, o secretário visitou as unidades escolares Prof Regina Banhos Paixão, em Linhares, e Dylio Penedo e Aparício Alvarenga, localizadas em Aracruz.

“Gostei demais do que vi das escolas. As equipes estão mobilizadas para desenvolver um bom trabalho e isso é bom pra todos. Os jovens estão fazendo coisas extraordinárias para aprender. Fico muito contente quando sou recebido por jovens cheios de energia e com ideias para crescer. Todas as escolas estão de parabéns”, enfatizou o secretário Haroldo Rocha.

Pacto pela Aprendizagem no ES

Com adesão dos municípios ao Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, ações serão desenvolvidas focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental.

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

O Pacto está estruturado em três áreas de atuação: Apoio à Gestão – que envolve a instituição formal do Pacto e a estrutura necessária para o seu funcionamento; o Fortalecimento da Aprendizagem – que se relaciona à padronização de currículo e material didático no ensino fundamental, formação de professores e gestores escolares, monitoramento/avaliação da aprendizagem, estímulo e valorização da produção literária local e leitura dos estudantes e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino; e também a Infraestrutura e Suporte – que propõe estratégias para suprir demanda por educação infantil e organização das redes visando à otimização de recursos e potencialização de resultados.

Assessoria de Comunicação / SEDU

Vivian Camargo/ Flávia Zambrone / Fernanda Xavier