16/08/2010 21h43 - Atualizado em 22/01/2019 14h37

Rotam realiza treinamentos durante curso de especialização em patrulhamentos

Técnicas de especialização em patrulhamentos táticos. Este tem sido o aprendizado para 29 policiais militares da Corporação capixaba, policiais do Rio de Janeiro, de Mato Grosso e, também, integrantes da Polícia Rodoviária Federal. As atividades, que tiveram início neste mês de agosto e prosseguem até setembro, fazem parte do 1º Curso Operacional de Rotam, desenvolvido pelo Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada. Os participantes do curso são submetidos tanto a atividades teóricas quanto práticas, como as ações de patrulhamentos em áreas de alto risco e o  estágio operacional, quando os cursistas terão a oportunidade de acompanhar a tropa da Rotam durante ações no dia-a-dia.

Durante as atividades, os cursistas recebem instruções de acordo com o trabalho que é desenvolvido pelos militares da Rotam durante ações em regiões consideradas críticas, por exemplo. Técnicas que são aplicadas neste tipo de situação e os procedimentos corretos para proporcionar atendimentos rápidos, garantido segurança e eficiência durante o trabalho policial, fazem parte das aulas práticas. “Nesta primeira fase do curso, desenvolvemos instruções técnico teóricas e , de certa forma, já estamos preparando os cursistas para a segunda fase do curso que é o estágio operacional, quando todos irão paras as ruas participar do patrulhamento de rotina da Rotam”, disse o coordenador do curso, capitão Mário de Oliveira Fernandes Júnior.

Curso

O 1º Curso Operacional de Rotam faz parte do cronograma de formação da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Dentro de uma grade curricular de 420 horas/aula, são trabalhadas durante as aulas, disciplinas como: Doutrina de Patrulhamento Tático Motorizado; Fundamentações Legais da Abordagem Policial; Éticas e Direitos Humanos; Patrulhamentos em Áreas de Alto Risco; Abordagem Policial a Pessoas, Veículos e Edificações; Noções de Controle de Multidão e Tiro Policial; dentre outras.

Segundo capitão Mário, o curso deve ser obrigatório para todo militar que tiver interesse em fazer parte do Batalhão. “Todas as técnicas aplicadas durante o curso são importantes para a prática diária dos patrulhamentos que são realizados pela Rotam. Por isso, o Batalhão pretende institucionalizar o Curso Operacional de Rotam e torná-lo obrigatório para o ingresso de militares nas equipes da Unidade”.

Serviço

1º Curso Operacional de Rotam - acontece até 17 de setembro



Informações à Imprensa
Assessoria de Imprensa da PMES
Geiza Ardiçon e Sandra Dalton
Tels.: (27)9901-9862 / 9846 8680/ 3224 5613
E-mail: geiza.ardicon@sesp.es.gov.br/sandra.dalton@sesp.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard