Saiba mais sobre os alvarás de funcionamento
No verão o numero de eventos aumenta significativamente em todo o Estado. Por ser período de férias a demanda é grande e o publico está sempre à procura de alguma dessas festas. Casas de show, boates e pubs estão entre as mais procuradas. A questão é: como saber se o lugar frequentado está adequado para receber publico?
O Corpo de Bombeiros sempre sonda todos os detalhes técnicos para averiguar se os locais são ou não apropriados. Antes de expedir alvará, por exemplo, é pedida uma série de documentos para comprovar a segurança do local, como nota fiscal de extintores e sinalizadores, bem como Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da estrutura do palco e instalações elétricas, entre outros. Depois desse processo é emitido o alvará, que deve estar evidente para consulta de ficais e do próprio publico. Além de placa com a lotação permitida, que também deve estar evidente.
Outra preocupação é o aumento dos eventos clandestinos. Estas festas geralmente não se preocupam com a segurança do seu publico, não contendo placas de sinalização luminosa, bem como luzes de emergência e extintores, todos essenciais para segurança em evento.
A orientação do Corpo de Bombeiros Militar é que o público não frequente eventos que não estejam em dia com a vistoria e regulamentação, ou locais que não tenham como comprovar a legalidade de seu funcionamento. Se o local não possui alvará, deve ser denunciado. O telefone do disque denúncia 181 está disponível também para essas situações.
Relações Públicas
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