04/01/2017 16h08 - Atualizado em 04/01/2017 16h11

Saiba mais sobre os alvarás de funcionamento

No verão o numero de eventos aumenta significativamente em todo o Estado. Por ser período de férias a demanda é grande e o publico está sempre à procura de alguma dessas festas. Casas de show, boates e pubs estão entre as mais procuradas. A questão é: como saber se o lugar frequentado está adequado para receber publico?

O Corpo de Bombeiros sempre sonda todos os detalhes técnicos para averiguar se os locais são ou não apropriados. Antes de expedir alvará, por exemplo, é pedida uma série de documentos para comprovar a segurança do local, como nota fiscal de extintores e sinalizadores, bem como Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) da estrutura do palco e instalações elétricas, entre outros. Depois desse processo é emitido o alvará, que deve estar evidente para consulta de ficais e do próprio publico. Além de placa com a lotação permitida, que também deve estar evidente.

Outra preocupação é o aumento dos eventos clandestinos. Estas festas geralmente não se preocupam com a segurança do seu publico, não contendo placas de sinalização luminosa, bem como luzes de emergência e extintores, todos essenciais para segurança em evento.

A orientação do Corpo de Bombeiros Militar é que o público não frequente eventos que não estejam em dia com a vistoria e regulamentação, ou locais que não tenham como comprovar a legalidade de seu funcionamento. Se o local não possui alvará, deve ser denunciado. O telefone do disque denúncia 181 está disponível também para essas situações.

 

Relações Públicas 

Tenente Coronel Cardoso

Sargento Soares

Cabo Karolina

Soldado Caldas

Email:bm5@bombeiros.es.gov.br

Facebook:bombeiromilitarES

Youtube:bombeiromilitarES

Twitter: @bombeirosES

 

Informações à Imprensa

Sesp: 3636-9937 / 99862-4006

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard