30/08/2010 22h01 - Atualizado em 22/01/2019 13h58

São Domingos do Norte inicia aulas de xadrez para internos

O Centro de Detenção Provisória de São Domingos do Norte (CDPSDN) é a mais nova unidade do sistema penitenciário capixaba a receber o projeto “Xadrez Que Liberta”, da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), em parceria com a Prefeitura de Santa Maria de Jetibá. Na última quarta-feira (25), a equipe de enxadristas do projeto realizou a primeira aula oficial do projeto.

Na ocasião, 20 internos puderam tirar dúvidas e disputar partidas entre si, exercitando o raciocínio lógico e a disciplina. Afinal, esses são alguns dos benefícios enumerados pelo agente penitenciário Élcio de Oliveira Rocha, um dos multiplicadores do projeto, ao lado das também agentes Maria Otília dos Reis Aurora e Márcia Mação.

“Jogo xadrez há algum tempo e sempre tive a ideia de fazer algo dentro da unidade. Soube do projeto realizado pela Secretaria e disponibilizei algumas horas extras para receber a capacitação dos profissionais de Santa Maria de Jetibá e depois ensinar aos internos. É o meu empenho, das outras profissionais, e de toda a equipe que vai fazer a diferença na vida dos detentos”, defendeu Rocha.

Também apaixonado pelo xadrez, o secretário de Educação de São Domingos do Norte, Sânio Colnago Santiago, também participou do evento, mas não foi de mãos vazias.  “Sou suspeito para falar, porque pratico o esporte há anos. Vim aqui para inaugurar a sala de aula e agora quis participar do xadrez. Sei da importância do jogo, o aplicamos em sala de aula e a Prefeitura doou quatro tabuleiros para a unidade prisional”, lembrou o secretário.

A diretora do Centro de Detenção, Roberta Boni, destacou o incentivo dado pelos agentes e pela Diretoria de Ressocialização do Sistema Penal (Diresp) na implantação do projeto. “Achei muito bom que a Diretoria tenha oferecido capacitação para nossos agentes. Eles já tinham o interesse, buscaram informações e conseguiram esse ótimo resultado”, explicou.

“No dia a dia, podemos perceber que os internos estão mais calmos, mais felizes, comentando sobre os jogos com outros detentos. Isso é muito bom, porque eles se tornam multiplicadores. Agora mesmo, soube de outros internos interessados em aprender o jogo”, relatou a diretora, que acredita em um número maior de participantes no 1º Torneio Interno de Xadrez, marcado para o mês de outubro.

Em novembro, a Secretaria de Estado da Justiça realizará o 1º Desafio de Xadrez do Sistema Prisional Capixaba, do qual farão parte os vencedores dos torneios realizados em cada unidade. O projeto “Xadrez Que Liberta”, lançado no Espírito Santo em 2008, atualmente funciona nas Penitenciárias de Segurança Máxima I e II (PSMA I e PSMA II), em Viana, no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) e nos Centro de Detenção Provisória de Cachoeiro de Itapemirim (CDPCI), São Mateus (CDPSM) e São Domingos do Norte (CDPSDN).

A equipe que trabalha com o projeto na unidade.

Assessoria de Comunicação – Sejus
Rafael Porto