12/08/2024 17h00 - Atualizado em 13/08/2024 10h26

Saúde Digital é tema de GT no Cosud

Líderes dos estados do Sul e Sudeste se reuniram em Pedra Azul, na região serrana, para a 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O evento teve início na última quinta-feira (08) e foi encerrado no sábado (10), com a assinatura da Carta de Pedra Azul, documento que aponta intenções comuns entre os estados e resume os assuntos discutidos durante a 11ª edição do evento.

Na sexta-feira (09), os grupos de trabalho (GTs) se reuniram com secretários estaduais para aprofundar discussões em áreas específicas.

No Grupo de Trabalho (GT) da Saúde, o secretário Miguel Duarte foi o coordenador dos trabalhos. Em sua apresentação, Miguel Duarte destacou o SUS Digital no Espírito Santo – avanços e desafios.

Acompanhado dos subsecretários Orlei Cardoso, Alexandre Aquino, Érico Sangiorgio e Francisco José Dias, além de equipe técnica da Sesa, o secretário promoveu ampla discussão sobre inovação tecnológica em saúde e possibilidade de compartilhamento de sistemas públicos entre os estados do Sul e Sudeste. A experiência capixaba com o site Vacina e Confia, que foi disponibilizado para outros estados, permearam as conversas sobre tecnologias a serviço do cidadão.

Destaque para o projeto SUS Digital, com adesão de 100% dos municípios capixabas e que busca modernizar a gestão. “A infraestrutura tecnológica é a base dessa iniciativa, com investimentos significativos na expansão e otimização do DataCenter da Sesa. Esse aprimoramento permite uma maior capacidade de processamento e armazenamento de dados, o que é vital para a implementação de sistemas integrados que facilitam a administração dos serviços de saúde”, falou​.

A inovação na saúde pública do Espírito Santo não se limita à gestão interna. A teleconsulta é um exemplo disso, facilitando o atendimento médico remoto e garantindo que o usuário, independentemente de onde esteja, possa receber o cuidado necessário.  “Estamos caminhando para um SUS cada vez mais digital e eficiente, onde a tecnologia e a inovação são aliadas essenciais na busca pela excelência no atendimento à saúde. Apesar das diferenças entre os estados, os desafios em saúde são comuns e a troca de experiências é muito enriquecedora”, frisou o secretário Miguel Duarte.

Cosud

Os sete estados que compõem o consórcio – São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina – abrigam mais de 114 milhões de habitantes, o que representa 56,5% da população brasileira. Além disso, a região concentra 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Confira as fotos do evento aqui

Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br