Saúde Fácil: oferta de serviços especializados chega a mais de 4 mil em um mês no Micropolo Caparaó
Em um mês, o Micropolo Regional Caparaó, que oferta serviços especializados, por meio do Programa Saúde Fácil, da Secretaria da Saúde (Sesa), ofertou mais de 4 mil procedimentos entre consultas e exames. O dado, referente ao mês de janeiro deste ano, representa um aumento de mais de três vezes quando comparado ao mesmo período de 2023, com 1.577 procedimentos ofertados.
Os procedimentos são ofertados por meio da contratualização com a Santa Casa de Guaçuí, e os atendimentos se concentram na Unidade Saúde Fácil de Guaçuí, contando com 16 especialidades e 28 tipos de exames. A unidade é administrada, em nível regional, pelo Consórcio CIM Polo Sul.
Em janeiro deste ano, foram disponibilizados 4.229 procedimentos, com 3.102 efetivados. No mesmo período de 2023, a oferta foi de 1.577 procedimentos, com a efetivação de 1.319 deles.
Sobre os dados, o superintendente da Regional Sul de Saúde, Marcio Clayton da Silva, ressaltou que o avanço da oferta de procedimentos especializados fortalece a política de regionalização implementada pelo Governo do Estado. “O micropolo Caparaó demonstra, com bons resultados, que se comprometeu a assumir a proposta do Governo do Estado para a redução de filas, ao organizar os fluxos assistenciais entre profissionais de saúde de diferentes níveis de assistência, reduzindo o tempo de espera do paciente”, avaliou.
O micropolo abrange, além de Guaçuí, outros 11 municípios: Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.
Fortalecimento da regionalização
Moradora de Guaçuí, Marli Mercúrio, de 54 anos, é usuária dos serviços da Unidade Saúde Fácil, onde é acompanhada por especialistas de diferentes áreas, como endocrinologia, ginecologia e oftalmologia. “Antes, eu precisava ir a Cachoeiro de Itapemirim ou a Vitória. Às vezes, eu tinha de ficar fora o dia todo. Agora, não preciso mais me deslocar para longe. Os médicos e os funcionários são ótimos”, elogia.
Para a coordenadora do Projeto de Gestão do Acesso à Saúde (PGAS), do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), Samilla Coelho Figueira, o processo de regionalização e microrregionalização do acesso é uma importante estratégia.
“A microrregionalização dos atendimentos em consultas e exames vem como uma importante estratégia no aproveitamento dos serviços de saúde, resultando na queda gradativa do índice de absenteísmo, pois entende-se que aproximar a assistência em saúde por meio do acesso qualificado ao cidadão o impulsiona ao comparecimento dos agendamentos, o que é uma das metas principais do projeto”, destacou a coordenadora.
Atenções funcionam em rede
A gerente da Unidade Saúde Fácil de Guaçuí, Juliana de Paula, salientou que o micropolo tem possibilitado a transparência e monitoramento dos processos com formulação de indicadores de desempenho. “Isso permite que as Atenções Primária, Secundária e Terciária funcionem em rede, bem como as linhas de cuidados estabelecidas por meio do processo de responsabilização uni-institucional entre hospital e unidade de atendimento especializado”, frisa.
“Temos orgulho em contribuir para entregar aos usuários do micropolo Caparaó um atendimento de maior qualidade, sobretudo mais humanizado”, complementa o supervisor hospitalar da Santa Casa de Guaçuí, Denis Vaz.
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