24/02/2017 16h46 - Atualizado em 24/02/2017 16h38

Saúde: serviços de urgência e emergência funcionam normalmente durante o Carnaval

Foto: Divulgação/Sesa

Os serviços da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) que funcionam por meio de agendamento não terão expediente nos dias 27 e 28 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval, nem no dia 1º de março, Quarta-feira de Cinzas. A partir de quinta-feira (03), o atendimento será normal.

Já os serviços de urgência e emergência permanecem funcionando nestas datas e também durante o fim de semana. São eles: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen) e prontos-socorros dos hospitais estaduais. As unidades do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) vão ter horário especial de funcionamento.

Confira o que não funciona

- Centros Regionais de Especialidades (CREs) em Cariacica, São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.

- Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha.

- Farmácias Cidadãs Estaduais em Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, Nova Venécia, Linhares e Venda Nova do Imigrante.

Saiba o que funciona

- Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Unidade de Vitória

Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funcionará sábado (25), das 7h às 13h, e quarta-feira (1º), das 13h às 18h, com cadastramento de doadores até as 17 horas.

Hemocentro Regional de São Mateus

Tel. (27) 3767-7957 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funcionará na segunda-feira (27), das 7h às 13h.

Hemocentro de Linhares

Tel. (27) 3264-6000/ 3264-6019 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funcionará na quarta-feira (1º), das 12h às 16h.

- Hemocentro Regional de Colatina

Tel. (27) 3717-2801 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funcionará na quarta-feira (1º), das 12h às 16h.

- Samu 192: é um serviço de urgência e emergência móvel e pode ser acionado pelo telefone 192. Quando a ligação é feita, um telefonista faz a triagem e repassa a chamada para um médico avaliar a gravidade do caso e se há necessidade de envio de ambulância. A ligação é gratuita.

- Toxcen: é um serviço de referência no atendimento a diversos tipos de intoxicação – por animais peçonhentos, medicamentos, produtos de limpeza, plantas tóxicas, entre outros. Tanto profissionais de saúde quanto a população em geral pode ligar para o número 0800-283-9904 para receber orientações de como proceder. A ligação é gratuita.

- Prontos-socorros: os prontos-socorros dos hospitais estaduais abaixo são referência no atendimento de urgência e emergência, portanto, funcionam 24 horas por dia.

- Hospital Estadual São Lucas, Vitória

- Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria, Vila Velha

- Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, Serra

- Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba)

- Hospital Estadual Infantil de Vitória

- Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica – emergências psiquiátricas

- Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus

- Hospital Estadual e Maternidade Silvio Avidos, em Colatina

- Hospital Estadual João dos Santos Neves, em Baixo Guandu

- Hospital Estadual São José do Calçado

- Hospital Estadual Jerônimo Monteiro

- Hospital Estadual Dra. Rita de Cássia, em Barra de São Francisco

- Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim – emergências psiquiátricas.

- O Hospital Estadual Central, em Vitória, e o Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, atuam como retaguarda, recebendo pacientes encaminhados por outras unidades hospitalares.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel