21/05/2021 11h24

Saúde única: papel do médico-veterinário na Defesa Agropecuária é tema de palestra realizada pelo Idaf

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), por meio da Gerência de Educação Sanitária e Ambiental, foi convidado a participar de uma palestra, por videoconferência, para alunos do curso de Medicina Veterinária da faculdade Multivix. O evento virtual aconteceu nessa terça-feira (18), das 19h às 21h. 

O papel realizado pelo Idaf em prol da saúde única – a fiscalização em frigoríficos, a realização de inquéritos e monitoramento, o controle de morcegos hematófagos, a campanha de vacinação contra a febre aftosa, o atendimento aos focos de doenças, as notificações de doenças em animais, o diagnóstico laboratorial, a educação sanitária, as fiscalizações volantes e nas barreiras, entre outros assuntos –, foi abordado pelo médico-veterinário do Idaf, Guilhermo Modenese Recla.

"Apresentar o trabalho da defesa agropecuária é algo muito importante, principalmente quando falamos do crucial papel do setor privado na defesa agropecuária, por meio das notificações de doenças ou de suspeitas nos animais de produção," disse Guilhermo Recla.

Status Sanitário no Espírito Santo

A atuação do Idaf, em parceria com produtores rurais, o sistema da agricultura, o setor privado e o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pesca (Mapa), apresenta resultados positivos. O Estado não registra nenhum caso de Peste Suína Africana deste 1981, e o mesmo acontece para a Peste Suína Clássica e a Doença de Newcastle, que não tem nenhum caso registrado desde 1984. A febre Aftosa e a Estomative Vesicular registraram a última ocorrência em 1996 e 1998, respectivamente.

 

Texto: Rafaely Lyra

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Idaf
Francine Castro/ Rafaely Lyra Walter
(27) 3636-3774 / (27) 99237-5308
comunicacao@idaf.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard