12/04/2017 14h37

Saúde: urgência e emergência funcionam normalmente no fim de semana prolongado

Foto: Divulgação

Os serviços de urgência e emergência prestados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) funcionarão normalmente no fim de semana prolongado pela Quinta-feira Santa (13) e pela Sexta-feira da Paixão (14), datas em que o Governo do Estado decretou ponto facultativo.

O Samu 192 manterá o atendimento 24 horas, assim como os prontos-socorros dos Hospitais Estaduais São Lucas, em Vitória; Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha; Dr. Jayme Santos Neves, na Serra; Infantil e Maternidade de Vila Velha; Infantil de Vitória; além do Hospital Estadual de Atenção Clínica, em Cariacica, onde é feito atendimento de emergências psiquiátricas.

Também atenderão 24 horas os prontos-socorros dos Hospitais Estaduais Roberto Arnizaut Silvares, em São Mateus; Silvio Avidos, em Colatina; João dos Santos Neves, em Baixo Guandu; São José do Calçado, em São José do Calçado; Unidade Integrada Jerônimo Monteiro, em Jerônimo Monteiro; e Rita de Cássia, em Barra de São Francisco. O Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides Alexandre Campos (CAPAAC), em Cachoeiro de Itapemirim, também funcionará sem interrupção.

Outros serviços

- Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen): funciona 24 horas. É um serviço de referência no atendimento a diversos tipos de intoxicação – por animais peçonhentos, medicamentos, produtos de limpeza, plantas tóxicas, entre outros. Tanto profissionais de saúde quanto a população em geral pode ligar para o número 0800-283-9904 para receber orientações de como proceder. A ligação é gratuita.

- Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha. O atendimento ambulatorial será retomado na segunda-feira (17 de abril).

- Farmácias Cidadãs Estaduais: não abrirão nem na quinta (13) nem na sexta (14). A retirada de medicamento é agendada de modo a não prejudicar a continuidade do tratamento. As unidades voltam a funcionar na segunda-feira (17 de abril).

- Centros Regionais de Especialidades (CREs): oferecem consultas e exames por agendamento. Não é agendado atendimento nos feriados e pontos facultativos. Os serviços retornam na segunda-feira (17 de abril).

- Hemoes: as unidades do Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) localizadas em Linhares, São Mateus e Serra não funcionam nesta quinta e na sexta-feira. Retomam o atendimento na segunda-feira (17). A unidade de Colatina funcionará em horário normal nesta quinta-feira (13), das 7h às 13h, com cadastramento de doadores até as 12h. Em Vitória, a unidade funcionará normalmente durante o feriado: nesta quinta e na sexta, das 7h às 19h, com cadastro até as 18h; e no sábado (15), das 7h às 18h, com cadastramento até as 17h.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel