24/11/2010 00h08 - Atualizado em 16/01/2019 13h25

Seag apresenta Programa de Valorização da Juventude Rural na feira ES mais Profissional

A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) marca presença na feira ‘ES Mais Profissional: 1ª Mostra Interativa de Educação Profissional do Espírito Santo’. O evento, que acontece até o próximo sábado (27), no Pavilhão de Carapina, na Serra, visa orientar os jovens na escolha da profissão.

Na “Estação de Oportunidades”, onde estão concentrados os estantes do Governo do Estado com um conceito de uma estação ferroviária, a Seag apresenta as ações do Programa de Valorização da Juventude Rural. “Nessa estação de oportunidades, a Seag elencou o Programa Valorização da Juventude Rural, pois engloba todas as ações aqui da mostra. Nós estamos trabalhando um conjunto de atividades que está facilitando para que as escolas do campo sejam reconhecidas pela competência que desenvolvem o ensino técnico”, afirma Célia Kiefer, coordenadora do programa.

O objetivo principal do Programa de Valorização da Juventude Rural é promover a criação de oportunidades para o crescimento do jovem que reside em comunidades rurais, por meio de ações como a facilitação do acesso desse público à terra, aos meios de produção, à educação tradicional e profissional e às tecnologias e informações.

O programa é dividido em:

Qualificação Social e Profissional

É uma ação desenvolvida dentro do Programa ‘Valorização da Juventude Rural’ que proporciona a capacitação de jovens do campo acerca dos principais saberes relacionados à gestão da propriedade rural e unidade pesqueira, numa perspectiva empreendedora de valorização da técnica e do exercício da cidadania.

Fortalecimento dos Núcleos Sociais de Jovens Rurais

Insere os jovens nos espaços de debates em âmbito comunitário, municipal, regional e estadual, visando à construção de políticas públicas estruturantes para a sua integração no espaço rural. Sua principal ação é o fortalecimento de 10 núcleos sociais de jovens rurais, com a realização de eventos de mobilização, organização e debates técnicos.

O ‘Arte do Saber’

Visa a oferecer, aos jovens, acesso às novas tecnologias e informações segundo as oportunidades da região. Prevê a aquisição de laboratórios digital e de multimídia para que associações de produtores rurais e as escolas Família Agrícola, em conjunto com os jovens líderes rurais integrantes dos núcleos sociais, organizem ações locais de fomento a novas técnicas e tecnologias da produção agrícola, pesqueira e agrária. As ações de cultura, esporte e lazer poderão ser largamente oportunizadas com o auxílio fundamental dos equipamentos.

Cinema Rural

Promove o desenvolvimento cultural capaz de mobilizar as melhores energias da juventude rural, valorizando seus ciclos de amizade, preservando os saberes presentes da cultura local, favorecendo a que as novas ideias tenham chance de se tornar empreendimentos audiovisuais.

Plantando Árvore, Colhendo Vida!

Promove a recuperação e preservação de nascentes das propriedades dos agricultores familiares. Este programa conscientiza os jovens para os processos produtivos sustentáveis, envolvendo-os na recuperação e conservação do meio ambiente, na perspectiva da perenidade da vida nos espaços local, regional e estadual.

Processos Produtivos Sustentáveis

Financia ações que tenham em vista o estímulo à iniciação científica, visando despertar no jovem a construção do raciocínio lógico, a explicação racional dos fenômenos naturais, sociais e econômicos, a capacidade de propor novas incursões nas práticas agrícolas e zootécnicas, e na conscientização dos jovens envolvendo-os na recuperação e conservação do meio ambiente, na perspectiva da perenidade da vida nos espaços locais.

Dentre as atrações da mostra está a inovação de uma escola estadual de Marataízes, que introduziu em sua grade curricular a matéria Técnico em Fruticultura. "A fruticultura tem uma influência muito grande no PIB do município, com isso ensinamos aos filhos dos pequenos agricultores, para que eles possam levar para sua propriedade, novas técnicas para produzir mais e com melhor qualidade”, afirma o professor da matéria Douglas Marques Brandão.

A ‘ES Mais Profissional’, que tem entrada gratuita, é uma iniciativa da Findes em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Educação (Sedu), Ciência e Tecnologia (Sect), Desenvolvimento (Sedes), e de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Serviço:
ES mais Profissional: 1ª mostra interativa de educação profissional do Espírito Santo
Data: de 22 a 27 de novembro
Local: Pavilhão de Carapina, na Serra - entrada gratuita