11/11/2010 22h58 - Atualizado em 18/01/2019 15h20

Seag certifica professores e apresenta resultados do Programa da Valorização Rural

A coordenação do Programa de Valorização da Juventude Rural, oferecido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), entregou o certificado para os professores e supervisores do ‘Curso de Qualificação Social e Profissional do Jovem Rural Capixaba’ nesta quarta-feira (10), no auditório da Seag.

Na oportunidade, a coordenação fez uma avaliação do curso e os resultados obtidos em dois anos do Programa da Valorização da Juventude Rural. Durante a reunião, os jovens estudantes apresentaram uma peça, abordando a importância de um curso de capacitação no meio rural.

Participaram do evento o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, representantes do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), do Senai e dos municípios de Anchieta, Alfredo Chaves, Alegre, Brejetuba, Castelo, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Piúma, Pinheiro, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Vargem Alta e Vila Pavão.

O secretario Enio Bergoli ressaltou a importância da participação dos jovens nas atividades agrícolas. “A Secretaria trabalha com o objetivo de contribuir para o planejamento de longo prazo com programas, atividades e ações no meio rural. Esses jovens são o futuro, por isso apoiamos e capacitamos os jovens rurais. Estou muito feliz com os resultados”, afirmou.

Enio Bergoli

De acordo com a coordenadora do Programa de Valorização da Juventude Rural, Célia Kiefer, o programa teve bons resultados, mas é importante avaliar o que foi bom e pesar o que não deu certo. “Devemos melhorar sempre, pois os próprios jovens se interessam e apresentam propostas para a educação no campo, na geração de trabalho e renda, na inclusão digital, na qualificação social e profissional”, conclui.

“É importante capacitarmos nossos jovens. Eles são o futuro. E, temos que priorizar o meio rural”, destacou Eleninha Schulz Peixoto, supervisora da Escola Família Agrícola de São João do Garrafão, em Santa Maria de Jetibá. 

Eleninha Schulz Peixoto

O estudante de Alfredo Chaves, Mateus Effgen Santos, destacou sua participação no projeto ‘Rede Audiovisual’. “Com a mostra de vídeo aprendi muito, já que não focamos apenas em mostrar o município, mas, no ir além, participar e valorizar ainda mais o meio rural”.

Mateus Effgen Santos

Programa Valorização da Juventude Rural

O Programa Valorização da Juventude Rural tem como ação principal a capacitação e valorização dos jovens rurais e sua integração ao processo produtivo e social nas comunidades rurais.

Além do projeto de ‘Qualificação Social e Profissional do Jovem Rural Capixaba’, pelo qual são oferecidos os cursos de Gestão da Propriedade Rural e Gestão da Unidade Pesqueira, o programa abrange ainda os projetos ‘Arte do Saber’, ‘Rede Audiovisual’, ‘Fortalecimento dos Núcleos de Jovens Rurais’, ‘Plantando Árvores, Colhendo Vida’ e ‘Processos Produtivos Sustentáveis’.

Novo Pedeag

As estratégias de infraestrutura no meio rural, no que diz respeito à juventude rural, estão previstas no Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag) para o período de 2007-2025. O documento delineia o futuro desejável para a sociedade capixaba, com indicadores e metas setoriais a serem alcançadas nas próximas duas décadas, e nas orientações de Governo 2007/2010.

O documento está disponível na íntegra para a consulta no site www.seag.es.gov.br e www.redeagricultura.com.br



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Karyna Amorim
Tels: (27) 3636-3700 / 9944-1358
karyna@seag.es.gov.br
Eduardo Brinco
Tels: (27) 3636-3651 / 9964-0389
comunicacao@seag.es.gov.br
Texto: Rainã Jacobsen
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard