Seag discute situação dos trabalhadores da aquicultura e pesca
O secretário de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto, se reuniu na tarde desta quarta-feira (13), com representantes da atividade pesqueira do Espírito Santo. Os trabalhadores apresentaram a atual situação da atividade e as dificuldades que enfrentam no setor.
Foletto afirmou que a Secretaria será um aliado nesse processo. "Temos um projeto para o desenvolvimento da Aquicultura e da Pesca. O trabalho da Secretaria, entre outras ações, será no sentido de organizar, planejar e desburocratizar o setor pesqueiro", disse.
Segundo o representante do Sindicato dos Pescadores Artesanais do Espírito Santo, Braz Clarindo, é preciso que o Estado conheça mais de perto as entidades representantes da pesca e da aquicultura e que as apoiem em suas necessidades.
Clarindo também alertou que é preciso criar soluções para desburocratizar as normas e licenças que entravam o setor da pesca. Também salientou sobre o descaso que os trabalhadores vêm enfrentando nos últimos anos. "Faltou compromisso com os pescadores. Também existe uma dificuldade deles saírem da informalidade", afirmou.
Para o subsecretário de Aquicultura e Pesca da Seag, Michel Simon, é necessário criar uma rede contínua entre instituições de ensino, entes públicos e a comunidade para possibilitar um melhor desenvolvimento e gestão da atividade pesqueira. "O Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, será um parceiro e um importante articulador na viabilização da pesca".
A reunião também contou com a presença de pesquisadores do Incaper, representantes do Ministério Público Federal, da Associação de Pescadores de Jacaraípe, da Federação das Associações de Pescadores Artesanais do Espírito Santo e pescadores da Praia do Suá.
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Luciano Vieira de Aguiar / Carlos Pereira
(27) 3636-3700 / 3651
comunica.seag@gmail.com