21/10/2010 21h41 - Atualizado em 21/01/2019 11h50

Seag repassa mudas de seringueira a agricultores de Linhares

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), entrega, nesta sexta-feira (22), às 10 horas, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em Linhares, mais de 11 mil mudas de seringueira para produtores rurais do norte do Estado. A ação faz parte do Programa Estadual de Desenvolvimento da Heveicultura Capixaba (Probores), que visa a implantação de novos hectares de seringueira no Espírito Santo.

O Probores tem como meta diminuir a importação da borracha natural e pulverizar o plantio de seringueiras pelo Estado, pois incentiva os pequenos produtores a investir na cultura, que é vista como “amiga do meio ambiente”. A seringueira, além de proteger e regenerar o solo, é uma das plantas que mais retira o gás carbônico da atmosfera.

“O Espírito Santo é o quarto maior produtor nacional de seringueiras e o seu cultivo é uma ótima opção econômica, social e ambiental. O Probores é um dos programas mais importantes do país, pois incentiva aos produtores a investirem no agronegócio da borracha, já que o Brasil é um grande importador do produto. A atividade gera empregos e, além de cobrir o solo, a árvore é grande sequestradora de carbono”, destaca Enio Bergoli, secretario de Estado da Agricultura.

O evento é uma realização da Seag, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria, a Prefeitura Municipal de Linhares e a Associação dos Seringalistas do Norte do Espírito Santo.

Serviço
Entrega de mudas do Programa Estadual de Desenvolvimento da Heveicultura Capixaba (Probores)
Data: 22 de outubro de 2010 (sexta-feira)
Horário: 10 horas